Os X-men são um dos grupos mais poderosos e mais diversos da Marvel. Criado sob a premissa de refletir grupos oprimidos do mundo real, os mutantes sempre tiveram espaço – e sempre deram destaque – para personagens femininas marcantes e fortes.

O pessoal da própria Marvel formulou recentemente uma lista com as top 10 “X-women” dos quadrinhos e publicou o ranking nas suas redes sociais. Trouxemos a lista para cá e vamos te apresentar quem são as mais poderosas mutantes das HQs. Confira:

publicidade

10 – Cristal (Alison Blaire)

Cristal (Dazzler). Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Cristal (Dazzler). Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Antes de entrar para os X-Men, Cristal trabalhava como cantora, usando seu poder mutante de transformar o som em luz para criar o cenário dos seus shows. À primeira vista, essa capacidade pode parecer pouco útil, mas Alison consegue regular a potência dos raios de luz, podendo cegar as pessoas com eles e até criar hologramas. Cristal também pode disparar rajadas de luz com os dedos, mãos e olhos.

9 – Psylocke (Elizabeth “Betsy” Braddock)

Psylocke. Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Psylocke. Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Psylocke reúne um vasto repertório de habilidades telepáticas e telecinéticas com domínio de artes marciais e técnicas de combate. Betsy consegue afetar e manipular as mentes de outros seres sencientes a longas distâncias, mas geralmente o uso dos seus poderes se faz com a canalização dos seus poderes psiônicos em suas mãos, na forma de “lâminas psíquicas”. Um golpe na cabeça dos adversários tem a capacidade de interromper os neurônios e até matar. Como telepata, Psylocke também é imune a certos ataques psiônicos, como leitura de mentes e ilusões.

publicidade

Leia também:

8 – Magia (Illyana Rasputin)

Magia (Magik). Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Magia (Magik). Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Maga, mutante e ocasional rainha demoníaca do limbo, a irmã mais nova do Colossus é a líder dos Novos Mutantes. Magia pode se teletransportar através de círculos de luz através de distâncias interestelares ou até mesmo pelo tempo. Uma espadachim habilidosa, Illyana pode criar a Espada da Alma usando sua própria força vital – a arma é especialmente eficiente contra seres sobrenaturais.

publicidade

7 – Jubileu (Jubilation Lee)

Jubileu (Jubilee). Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Jubileu (Jubilee). Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Para quem a conhece só dos desenhos animados, Jubileu pode não parecer grande coisa – afinal, o que dá para fazer com um poder que é basicamente soltar fogos de artifício com as mãos? Para começar, o nome certo é “explosão lumicinética”, e não são fogos de artifício, mas glóbulos de energia que variam em potência e intensidade. As explosões podem resultar em qualquer coisa, desde uma infinidade de brilhos coloridos, capazes de cegar temporariamente uma pessoa, até uma detonação bastante poderosa, capaz de esmagar troncos de árvores ou objetos de metal e detonar matéria em um nível subatômico.

6 – Mística (Raven Darkholme)

Mística (Mystique). Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Mística (Mystique). Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Pouco se sabe sobre o passado de Raven Darkholme, uma vez que com seus poderes de se transformar em qualquer pessoa, a Mística pode eliminar sinais externos de envelhecimento e passar despercebida por anos. Sua metamorfose alcança o nível celular, de modo que ela pode copiar o padrão de retina de outra pessoa, bem como impressões digitais, cheiro e voz. Mística também é capaz de aumentar sua força, velocidade, agilidade, durabilidade, reflexos e sentidos.

publicidade

5 – Vampira (Anna Marie)

Vampira (Rogue). Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Vampira (Rogue). Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Por muito tempo, Vampira teve dificuldades em controlar sua capacidade mutante de absorver memórias e poderes de outros seres através da pele. Essas habilidades ficam com ela por um tempo sessenta vezes mais longo do que o período que Vampira esteve em contato físico com aquela pessoa – mas o contato prolongado pode ser mortal. Vampira ainda pode possuir os poderes de várias pessoas sobre-humanas ao mesmo tempo. Em um combate com a Capitã Marvel, Vampira adquiriu permanentemente super força e a capacidade de voar.

4 – Emma Frost

Emma Frost. Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Emma Frost. Imagem: Marvel Comics/Divulgação

A antiga Rainha Branca do Clube do Inferno inicialmente usou suas habilidades telepáticas contra os X-men. Quase tão poderosa quanto o Professor Xavier, Emma tomou seu lugar durante a ausência do mentor do grupo de mutantes. Graças à uma mutação secundária, Emma ainda é capaz de transformar seu corpo em uma forma de diamante orgânico flexível e indestrutível.

3 – Kate Pryde

Kate "Kitty" Pryde. Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Kate “Kitty” Pryde. Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Durante muito tempo a “caçula” dos X-men, a “Lince Negra” possui a capacidade de manipular seus átomos de modo que consiga passar através de matéria sólida e objetos. Kitty pode usar essa habilidade tanto ativamente (atravessando paredes, por exemplo) como passivamente, tornando-se intangível quando pode ser potencialmente atingida por projéteis ou rajadas de energia. Seu poder ainda pode ser expandido ao ponto de Kitty ser capaz de passar por diferentes planos de existência e ascender a um plano cósmico.

2 – Jean Grey

Jean Grey. Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Jean Grey. Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Não confundir com a Fênix, que não é uma mutante, mas uma entidade cósmica. Mas até parece que Jean Grey precisa da Fênix para se provar como poderosa – ela é uma das mutantes classificadas como nível Ômega, o mais alto de todos. Sua telepatia e telecinesia chamaram a atenção do Professor Xavier quando Jean ainda era uma criança, tornando-a a primeira X-men.  

1 – Tempestade (Ororo Munroe)

Tempestade (Storm). Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Tempestade (Storm). Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Líder da equipe dourada dos X-men, líder do X-Force, dos Morlocks e rainha de Wakanda, Tempestade também é uma mutante nível Ômega. Ororo é capaz de controlar o clima e a atmosfera, usando como fonte dos seus poderes o próprio campo eletromagnético da Terra. Ela pode modificar a temperatura do ambiente, controlar todas as formas de precipitação, umidade (em nível molecular), gerar relâmpagos e outros fenômenos atmosféricos, criando inclusive tornados, tempestades, nevascas e furacões.

Via: Marvel.com/Marvel Database