Entrar em um reality show não se resume mais na busca pelo prêmio final do programa e sim na consolidação em uma carreira aqui fora. Podemos usar o maior reality do Brasil como exemplo disso. O Big Brother Brasil que antigamente tinha seus participantes esquecidos rapidamente, atualmente produz os maiores influenciadores digitais do país. E, com certeza, a estrela da edição 2021 já possui um nome: Juliette Freire.

A paraibana de 31 anos entrou no programa em 25 de janeiro com pouco mais de 3 mil seguidores no Instagram e vê esse número aumentar a cada dia, ultrapassando nesta quinta-feira (1º) os 17,7 milhões de seguidores na plataforma. Apesar do aplicativo do Facebook ser o ponto de maior sucesso, a BBB tem números muito relevantes em outras redes sociais, sendo 1,6 milhão no Twitter e 3 milhões no TikTok.

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A advogada e maquiadora tem feito história com seu perfil no Instagram, se tornando a participante do BBB que mais ganhou seguidores, o que a fez chegar a ser a 17ª colocada no ranking de maiores engajamentos do Brasil, segundo levantamento da Hype Auditor. Ela superou famosos que estão na mídia há anos como Ivete Sangalo, Anitta e outros. O engajamento no Instagram é medido com base no número de seguidores, comentários e curtidas nas fotos, ou seja, a participação dos fãs.

No Paredão desta terça-feira (30), Juliette Freire quebrou um recorde mundial em seu Instagram. Após o anúncio da permanência no programa, os administradores do seu perfil postaram uma foto da paraibana que alcançou em seis minutos mais de 1 milhão de curtidas, se igualando ao recorde da cantora Billie Eilish. Esse feito ultrapassa marcas de grandes estrelas internacionais como Beyoncé, Selena Gomez, Kylie Jenner e muitas outras.

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Qual o segredo do sucesso de Juliette Freire?

Ao entrar no programa da Rede Globo, Juliette escolheu a sócia no estúdio de maquiagem e o marido dela, Deborah Vidjinsky e Hauyna Tejo, como administradores de seu perfil. Porém, em pouco tempo o casal notou que não seria possível dar conta de todas as redes sociais com excelência e começou a montar uma equipe que hoje conta com 18 pessoas, entre redatores, designers, editores e produtores de conteúdo que se revezam entre todas as plataformas que a participante está presente durante 24 horas por dia.

Deborah Vidjinsky foi escolhida por Juliette Freire para cuidar de suas redes sociais.
Deborah Vidjinsky foi escolhida por Juliette Freire para cuidar de suas redes sociais.
Imagem: Reprodução/Instagram

Além de rápidos, o “Time Juliette”, nome dado aos responsáveis pelos perfis da paraibana, apostou em uma estratégia multiplataforma para almejar o sucesso. Existem pessoas que chefiam o conteúdo de cada rede social da BBB, elas são chamadas de “head de conteúdo”.

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“Desde o começo a gente quis ser multiplataforma, tentou estar presente em todas as principais redes sociais. Até em coisas que não têm necessariamente chats, como Spotify, mas que também têm público”, explicou Candy Ferraz, head de conteúdo do Twitter de Juliette Freire, em uma live feita pela equipe.

“O Twitter é uma rede para narrar 24h, acompanhar tudo. O Instagram também. O TikTok é diferente, é uma plataforma de dublagem, de música, de humor. Temos um alcance imenso com arquivos de vídeos de tutoriais de maquiagem e de pérolas, com várias falas engraçadas. Também pego muito as pessoas dublando Juliette e vou interagindo com os seguidores o tempo todo, em todos os comentários”, afirmou Rallyson Chaves, head do Tiktok e Spotify.

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“O Instagram é a rede mais utilizada pelos brasileiros, e a gente se aproveita disso. Damos continuidade ao programa, com edições e vídeos. As pessoas querem ver mais sobre o programa e sobre Juliette. Como já sabemos o que faz sucesso, fazemos o direcionamento dos conteúdos para que eles alcancem cada vez mais pessoas”, afirmou Têca Falcão, head do Instagram.

Têca Falcão é responsável pelo Instagram da Juliette Freire
Têca Falcão é responsável pelo Instagram da Juliette Freire. Imagem: Reprodução/Instagram

“A audiência vem para ver Juliette. Mas se o conteúdo não for atrativo o suficiente, a gente não retém. Então nossa estratégia é ter sempre conteúdo relevante, que gere identificação. E assim a gente atrai, e também engaja e fideliza a audiência. Tentamos dar uma mesclada entre pautas importantes e engraçadas”, compartilhou a amiga e responsável geral das redes sociais Deborah Vidjinsky.

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Conteúdo e linguagem adotada

Diferente da ex-BBB Manu Gavassi, Juliette Freire não deixou conteúdos prontos para serem postados em suas redes sociais, então a equipe precisou recorrer aos arquivos do Instagram para construir a estratégia de mídia que fosse em encontro com a personalidade da maquiadora. “Fizemos uma ‘operação’ nos Stories dela, para ver o que a gente podia aproveitar desses arquivos e trabalhar a imagem dela. A ideia foi trabalhar a imagem do que ela realmente é: as gaiatices, o fato de falar demais, de ser estabanada. A gente quis dar essa humanizada, mostrar que ela realmente é aquela pessoa”, explicou Deborah Vidjinsky.

A head do Twitter, Candy Ferraz, afirmou que a equipe aproveitou as diversas personalidades de Juliette para montar o conteúdo de suas redes. “Temos a advogada, a maquiadora, a cantora, a gaiata. Tentamos todos os dias ir contemplando esses pontos”, afirmou.

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