EnglishPortugueseSpanish

Um sistema de inteligência artificial deve ajudar as autoridades da cidade de Maidstone, no Reino Unido, a identificar e multar motoristas que jogam lixo no chão pela janela dos carros. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal e implantado já no início de março. 

A tecnologia foi batizada como “Littercam”, que significa câmeras de lixo, e é um trocadilho com lata de lixo, onde a palavra lata é substituída por câmera. As câmeras são de alta resolução e permitem que até mesmo objetos pequenos, como pontas de cigarro possam ser detectados. 

publicidade

Quando o sistema percebe que algo foi jogado ao chão da janela de um carro, rapidamente ele é contornado o um círculo vermelho. Logo em seguida, é capturada uma foto da placa do veículo. Depois disso, as filmagens são certificadas por uma equipe de agentes de trânsito, caso o a infração seja comprovada, o motorista é multado e recebe a notificação pelo correio

Leia também: 

As multas têm um valor bem salgado, partindo de 90 libras (R$ 710,47) e pode chegar até 120 libras (R$ 947,30) em caso de atraso no pagamento. Neste primeiro momento, as Littercams captam apenas motoristas que atiram lixo no chão, não sendo possível notificar pedestres por meio de reconhecimento facial. 

Outras cidades também querem 

Já no primeiro mês, a quantidade de lixo recolhido em Maidstone subiu cerca de 250%, de acordo com funcionários responsáveis pela coleta de dejetos da cidade. Isso fez com que outros municípios ingleses cogitassem adotar a ideia, como é o caso de Sheffield, no Sul da Inglaterra

A Câmara Municipal da cidade, que é a sexta maior do Reino Unido, está em negociações avançadas com a empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema. Em um primeiro momento, a tecnologia seria instalada apenas em alguns estacionamentos e avenidas da cidade como uma espécie de piloto. 

Com informações do UOL e do Yorkshire Live 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!