Morto há 27 anos, Kurt Cobain ainda é lembrado como um dos maiores ícones da história da música. Com uma carreira interrompida no auge, muitos fãs lamentam não ter visto todo o potencial do músico. Mas uma inteligência artificial promete “ressuscitar” artistas famosos para homenagens póstumas.

O projeto criado pela Over The Bridge foi capaz de criar uma música inédita do Nirvana. O computador utilizou canções da banda para analisar termos e melodias comuns entre as faixas.

Leia mais:

A partir disso surgiu a inédita “Drowned in the Sun”, lançada nesta segunda-feira (5), quando a morte do cantor completa 25 anos. A música faz parte de um projeto chamado “As Fitas do Clube dos 27”, que se refere aos artistas mortos aos 27 anos de idade.

publicidade

Inteligência artificial no Kurt Cobain

Toda a melodia da música em homenagem a Kurt Cobain foi criada utilizando inteligência artificial, inclusive a letra. Apenas a voz contou com uma pessoa de verdade. No caso, Eric Hogan, cover do artista e vocalista da banda Nevermind, que como já dá para imaginar canta músicas do Nirvana.

A intenção da Over The Bridge, com sede no Canadá, é alertar para a importância de cuidar da saúde mental. Por isso todo o projeto é com artistas que morreram em decorrência do abuso de drogas e depressão.

“E se todos esses músicos que amamos tivessem suporte de saúde mental? De alguma forma, na indústria musical, [a depressão] é normalizada e romantizada. Sua música é vista como um sofrimento autêntico”, explicou Sean O’Connor, diretor da entidade, em entrevista à revista Rolling Stone.

Além de Kurt Cobain, fazem parte do programa com inteligência artificial músicas de outros cantores consagrados como Jimi Hendrix e Amy Winehouse.

Via UOL