A China ampliou o estado de alerta após um novo surto de peste suína africana atingir uma das principais regiões de produção de porcos do país. A doença, revelada na última quinta-feira (1) e que não é prejudicial aos seres humanos, já assolou os chineses entre os anos de 2018 e 2019. Na ocasião, o surto reduziu cerca de 40% o número de porcos e gerou uma mudança global na indústria de carne.

Segundo a agência de notícias Reuters, a província de Henan, terceira maior produtora de suínos da China, perdeu entre 20% e 30% de suas porcas reprodutoras para o vírus. Ao todo, o surto já teria eliminado 20% do rebanho reprodutor do norte do país.

publicidade
Porcos domesticados
China amplia alerta após novos casos de peste suína

As autoridades também revelaram um novo foco na província de Yunnan, localizada no sudoeste chinês. De acordo com a agência local Xinhua, 36 leitões foram identificados com a doença, com seis deles já mortos. Todos os animais eram transportados ilegalmente.

Leia mais:

publicidade

O Ministério da Agricultura da China informou que já trabalhava com oito surtos de pestes suínas no país no primeiro trimestre de 2021. Os casos, contudo, ocorreram em pequenas fazendas. O alerta precisou ser ampliado no início de março, quando uma nova cepa do vírus foi identificada. As autoridades acreditam que essa nova variante tenha matado mais de 8 milhões de animais.

Os cientistas chineses já trabalham para enfrentar a doença, inclusive com estudos sobre clonagem de animais. Em 2019, durante o surto de peste suína mais recente, alguns pecuaristas modificaram o peso dos porcos, deixando-os tão pesados quanto ursos polares.

publicidade

Via: Valor Econômico

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!