Os fãs da extinta emissora brasileira Manchete foram pegos de surpresa com dois anúncios interessantes: a franquia do herói ‘Kamen Rider’, que comemora este ano 50 anos no Japão, ganhará um novo filme, ‘Shin Kamen Rider’ e um reboot da série ‘Black Kamen Rider’ (como ficou conhecida aqui no Brasil), que contará com o subtítulo ‘Black Sun’.

Ambos os projetos já estão em estágios relativamente avançados, com ‘Black Sun’ programado para chegar às TVs japonesas em 2022, ao passo que ‘Shin Kamen Rider’, que será dirigido pelo criador do anime ‘Neon Genesis Evangelion‘, Hideaki Anno, fará sua estreia nas telonas em outubro de 2023. Ainda não se sabe de potenciais lançamentos fora do mercado japonês.

publicidade

Leia mais

Shin Kamen Raider e Black Kamen Rider: heróis da longeva franquia tokusatsu vão ganhar filme e reboot de série no Japão. Imagem: Toei/Divulgação
‘Shin Kamen Raider’ do filme de 1992 e ‘Black Kamen Rider’: heróis da longeva franquia tokusatsu vão ganhar filme e reboot de série no Japão. Imagem: Toei/Divulgação

Shin Kamen Rider

“Já faz seis anos desde que a produção começou”, disse Anno sobre o filme ‘Shin Kamen Rider’, durante um evento de celebração do aniversário de 50 anos da franquia do herói japonês. “Por causa do coronavírus, o lançamento do filme foi adiado em dois anos”.

Na série original de 1971, Kamen Rider é o alter ego de Takeshi Hongo, um motociclista profissional que é sequestrado pela organização Shocker para ser transformado em um soldado cibernético. Antes do fim do procedimento – que ainda envolvia apagar suas memórias, Hongo consegue escapar e decide usar seus novos poderes para combater o grupo maligno.

publicidade

‘Kamen Rider’ tornou-se conhecido pelos fãs do “tokusatsu” por trazer enredos mais adultos quando comparado a outras séries do gênero – como os metal heroes ‘Jaspion’ e ‘Jiraiya’ e a franquia ‘Super Sentai’, do qual derivam, no ocidente, os ‘Power Rangers’.

Abaixo, um pôster de divulgação do novo filme.

publicidade
Pôster de divulgação do filme "Shin Kamen Rider", com estreia prevista para outubro de 2023. Imagem: Toei/Divulgação
Pôster de divulgação do filme “Shin Kamen Rider”, com estreia prevista para outubro de 2023. Imagem: Toei/Divulgação

Kamen Rider Black Sun

O reboot da série original de 1987 é o que chama mais atenção dos brasileiros, já que ‘Kamen Rider Black’ foi exaustivamente exibido na extinta TV Manchete, ao longo de uma faixa vespertina dedicada a animes e séries “tokusatsu” – na mesma toada, a emissora exibia produções como ‘Flashman’ e ‘Jiban’, para citar alguns nomes.

Aqui, vale a história que você já deve conhecer: depois de serem sequestrados pelo culto Gorgom ao completarem 19 anos, os irmãos adotivos Kohtaro Minami (Issamu Minami, no Brasil) e Nobuhiko Akizuki passaram por uma cirurgia que os transformaram em guerreiros ciborgues — respectivamente, apelidados de “Black Sun” (Kohtaro) e “Shadow Moon” (Nobuhiko). Ambos deveriam lutar pelo posto de Rei da Criação do Império Gorgom. O último passo da cirurgia faria com que ambos sofressem lavagem cerebral, mas Kohtaru conseguiu escapar e voltou-se contra os vilões, assumindo a identidade de ‘Kamen Rider Black’ (a ordem dos nomes foi invertida no Brasil). Na época, os episódios onde o herói enfrentava Shadow Moon eram os de maior audiência.

publicidade
Imagem mostra cena de "Kamen Rider Black", com o protagonista lutando contra o vilão Shadow Moon
O “Kamen Rider” original (dir.) enfrentando seu irmão maligno Shadow Moon (dir.). Imagem: Toei/Divulgação

“A ideia de chefiar esse espetacular reboot de ‘Kamen Rider’ me faz tremer”, disse Kazuya Shiraishi, que vai dirigir a série. “Eu vou precisar contar com todas as minhas habilidades para garantir que eu não seja esmagado pelos 50 anos de história da marca. Eu quero que a trágica história de Kohtaro Minami e Nobuhiko Akizuki crie um novo nicho nas crônicas dos heróis japoneses. Quero dar o meu melhor e espero que todos assistam!”

A série foi a única de toda a franquia a contar com uma sequência direta, intitulada ‘Kamen Rider Black RX’ no Brasil.

Fonte: Bloody Disgusting / Tokusatsu Network