Dispor de uma Android TV significa desfrutar dos apps preferidos de seu dispositivo móvel em sua televisão. No entanto, é sempre bom estar atento às permissões concedidas aos aplicativos instalados, já que é natural esquecer quais autorizações foram atribuídas às ferramentas.

Alguns aplicativos, por exemplo, habilitam ferramentas como microfone, câmera e outros recursos. E como 70% dos brasileiros temem ser espionados pela webcam de seus computadores, de acordo com estudo da empresa de segurança Kaspersky, desabilitar algumas funções podem proporcionar maior segurança e privacidade durante o uso dos aparelhos.

publicidade

Nos dispositivos móveis Android, o processo pode ser realizado ao entrar nas configurações e acessar as permissões dos aplicativos. Na teoria, o processo é bem semelhante para gerenciar as permissões na Android TV, mas o caminho para a tarefa não é tão intuitivo assim.

Felizmente, as Android TVs não costumam ter tantas permissões como as vistas nos celulares (GPS, acesso à biblioteca de mídia e contatos, entre outros). Mas é sempre bom ficar de olho nos apps, já que atualizações podem exigir novas permissões.

publicidade

Abaixo segue um passo a passo simples e rápido de como gerenciar as permissões dos apps instalados em sua Android TV. Siga o tutorial atentamente e elimine mais uma “dor de cabeça” da era tecnológica.

Leia mais:

publicidade

Como gerenciar as permissões de apps em sua Android TV

Display de uma Android TV
Verificar as permissões dos apps na Android TV pode evitar que ferramentas utilizem microfone e câmera, por exemplo. Foto: Mr.Mikla/Shutterstock

1. Entre em “Definições”.

2. Acesse “Preferências do dispositivo”.

publicidade

3. Vá em “Armazenar”.

4. Escolha a opção “Armazenamento interno compartilhado”.

5. Acesse “Formulários”.

6. Entre em “Ver todos os aplicativos”.

7. Escolha a opção “Permissões”.

Feito isso, será exibida uma lista de aplicativos instalados. Basta clicar no app desejado e habilitar ou desabilitar as permissões de cada aplicação.

Apesar de simples, a tarefa pode ser essencial em tempos de monitoramento e roubo de dados.

Fonte: Xatak Android