Nesta sexta-feira (9), a Universidade de São Paulo (USP) vai lançar a plataforma de inovação Hub USP Inovação. O programa não só reunirá os projetos e pesquisas da universidade como conectará alunos, docentes e pesquisadores com empresas de diversos setores.

O objetivo da iniciativa — pioneira entre as universidades públicas — é de facilitar o acesso de companhias e startups às diversas pesquisas desenvolvidas nos 42 institutos da USP. Isso porque estima-se que cerca de 1,7 mil empresas e startups (como Nubank, 99 e iFood, por exemplo) foram fundadas por alunos da Universidade de São Paulo, de acordo com a Agência USP de Inovação (Auspin), que supervisionará a plataforma.

Isso significa que essa integração entre empresas, alunos, docentes e pesquisas será um catalisador para a inovação no Brasil e poderá resultar na formação de novos projetos.

“Para uma empresa, a inovação representa sobrevivência a longo prazo e o Hub oferece uma porta de entrada para identificar que tipo de solução existe na universidade para a necessidade que essa empresa procura”, afirmou Geciane Porto, vice-coordenadora da Auspin.

publicidade
Campus da Universidade de São Paulo (USP)
Plataforma da USP deverá acelerar projetos de inovação no Brasil. Foto: USP/Divulgação

Leia mais:

Hub USP Inovação

Basicamente, o Hub USP Inovação terá detalhes sobre iniciativas de P&D (pesquisa e desenvolvimento), pesquisas e inovações de organizações, projetos, laboratórios e incubadoras ligadas à USP, entre outros elementos. Todo o conteúdo será separado por tema, linha de pesquisa e analista.

Por meio do campo de busca presente na plataforma, as empresas poderão realizar as buscas por palavras-chave, graças ao algoritmo desenvolvido pelo grupo USPCodeLab.

“O Hub USP Inovação traz um levantamento abrangente de todas as áreas da universidade e estamos cadastrando as competências, serviços tecnológicos e equipamentos de cada um dos 5,3 mil professores atuais, além do legado representado pelas quase 1.200 patentes registradas pela USP, todas classificadas”, destacou o coordenador da Auspin, Marcos Nogueira Martins.

O lançamento do Hub USP Inovação está marcado para às 11h desta sexta. O evento contará com a presença do Reitor da USP, Vahan Agopyan, e será transmitido pelo canal da Auspin no YouTube.

Fonte: Estadão