O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (7) novos recursos em sua ferramenta de compras para facilitar a visualização de produtos disponíveis e auxiliar as empresas nas vendas.

De acordo com a empresa, os catálogos do WhatsApp se mostraram uma ótima maneira para descobrir produtos e serviços. Hoje, as pessoas podem navegar em mais de 8 milhões de catálogos de negócios no WhatsApp, sendo 1,75 milhão só no Brasil.

publicidade

Para tornar a experiência ainda mais simples, agora é possível criar e gerenciar catálogos a partir do WhatsApp Web ou Desktop, algo que antes só era possível em um celular. Como muitas empresas gerenciam seus inventários a partir de um computador, essa nova opção vai acelerar e facilitar a inserção de novos itens ou serviços.

Leia mais:

publicidade

O WhatsApp afirma que esta solução será especialmente útil para empresas com muitos produtos, como restaurantes ou lojas de roupas, para que possam gerenciar seus catálogos em uma tela maior. O recurso já está disponível para todos os usuários do aplicativo WhatsApp Business.

Melhorias para negócios

O WhatsApp introduziu os carrinhos de compra no final do ano passado para que as pessoas pudessem navegar em um catálogo, selecionar vários produtos e enviar o pedido como uma única mensagem para a empresa.

publicidade

“Em apenas alguns meses, este recurso se tornou extremamente popular, mas as empresas precisavam de uma maneira mais fácil de avisar os clientes sobre o que está disponível nos estoques, para que não peçam itens indisponíveis”, diz o WhatsApp.

Catálogo de compras no WhatsApp
Exemplo de catálogo de compras no WhatsApp. Imagem: WhatsApp

Por isso, a opção de “esconder” itens específicos do catálogo foi desenvolvida, tornando fácil esconder e mostrá-los novamente quando estiverem disponíveis. Este recurso estará disponível para empresas de todo o mundo a partir de hoje.

publicidade

Segundo o WhatsApp, uma pesquisa recente aponta que 83% dos adultos no Brasil afirmaram estar mais propensos a negociar/comprar de uma empresa que pode ser contatada via mensagens do que de uma em que não é possível fazer isso.

“À medida que as empresas continuam suas operações on-line durante a pandemia, o WhatsApp está orgulhoso por disponibilizar essas atualizações que fornecem suporte aos pequenos negócios e tornam a jornada de compras dos usuários ainda mais fácil”, diz a empresa.

Fonte: WhatsApp