EnglishPortugueseSpanish

Nesta quinta-feira (8), a HMD Global anunciou três novas linhas de smartphones da Nokia. Dividida entre modelos de entrada e intermediários, o fabricante traz para o mercado a linha Nokia X com dois dispositivos: Nokia X20 e X10. Eles estarão disponíveis em alguns mercados, respectivamente, a partir de maio e junho deste ano, mas ainda não há previsão de lançamento para o Brasil. Os preços começam em 309 euros para o Nokia X10, enquanto o X20 custa 349 euros.

Nos dois celulares, o fabricante considera uma experiência prolongada para os usuários. Eles prometem “qualidade superior à média para a faixa de preço”. A promessa é de que eles tenham três anos de atualizações do Android e de segurança. Entre as novidades, ambos trazem compatibilidade com 5G e tecnologia Zeiss Optic nas câmeras.

publicidade

Leia mais:

Tanto o Nokia X10 quanto o X20 trazem telas 6,67 polegadas com resolução Full HD+ (2400 x 1080p) com um furo centralizado para a câmera frontal. O X10 será lançado nas cores Forest (verde) e Snow (branco), enquanto o X20 chega nas cores Midnight Sun (dourado) e Nordic Blue (azul escuro). Esteticamente, ambos são bem parecidos, com cantos arredondados e um módulo circular na traseira para abrigar os sensores de câmera.

Nokia X10 e Nokia X20 possuem um botão dedicado para o Google Assistente e proteção IP52 contra respingos d’água. Imagem: Nokia/Divulgação

Câmeras e especificações

Na ficha técnica, os dois novos modelos trazem o chipset Qualcomm Snapdragon 480 5G e Android 11. O fabricante promete uma experiência limpa de interface com o Android One. Essas são as seguintes configurações dos aparelhos:

  • Nokia X10: 6 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento; 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento
  • Nokia X20: 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento

Vale notar que ambos contam com entrada para cartão microSD (até 512 GB), Bluetooth 5.0, 802.11 b/g/n/ac, NFC e entrada de 3,5 mm (P2). Já a bateria dos Nokias X10 e X20 possui 4.470 mAh de capacidade. O leitor de impressões digitais de ambos fica localizado na lateral.

Os novos Nokia X10 e X20 ainda não possuem data de lançamento prevista para o Brasil. Imagem: HMD Global/Divulgação

As câmeras dos dois celulares já trazem algumas diferenças. No total, existem quatro sensores na traseira de cada um:

  • Nokia X10: 48 MP (principal) + 5 MP (ultra wide) + 2 MP (profundidade) + 2 MP (macro); 8 MP (frontal)
  • Nokia X20: 64 MP (principal) + 5 MP (ultra wide) + 2 MP (profundidade) + 2 MP (macro); 32 MP (frontal)

A companhia também destaca recursos como o uso da tecnologia Zeiss Optic para fotografias, um modo noturno para câmeras traseiras e frontal, e o modo Dual Sight, que permite usar mais de uma câmera para capturar ângulos diferentes.

Um detalhe, entretanto, é que em alguns mercados os Nokias X10 e X20 podem não vir com um carregador na caixa. Por outro lado, trazem uma capinha de proteção e película para a tela.