O uso de inteligência artificial pela Tesla em seus veículos elétricos está prestes a ficar melhor em uma nova atualização de software, e não só para a investida Full SelfDriving (Auto-condução completa, na tradução literal). De acordo com o CEO Elon Musk, limpadores de para-brisa serão mais automatizados graças à experiência em aprendizado de máquina e outros ramos da IA.

Claro, a Tesla não é a primeira montadora a implementar limpadores de para-brisa automáticos. No entanto, a maioria das outras marcas de carro utiliza um sensor de chuva ou neve para detectar a intensidade e ajustar automaticamente a velocidade dos objetos.

publicidade

Em vez disso, a Tesla decidiu colocar seu sistema de visão por computador em teste usando suas câmeras para detectar a intensidade da chuva e da neve. Assim, com essas informações, os limpadores ajustariam automaticamente. A essa nova rede neural que lida com a tarefa, a montadora deu o nome de “Deep Rain“.

Tesla vai colocar inteligência artificial em limpadores de para-brisa e deixá-los mais automáticos. Imagem: Tesla/Divulgação
Tesla vai colocar inteligência artificial em limpadores de para-brisa e deixá-los mais automáticos. Imagem: Tesla/Divulgação

A nova tecnologia se mostrava difícil nas primeiras fases de desenvolvimento e claramente não era tão eficiente quanto um sistema baseado em um sensor de chuva tradicional, mas melhorou nos últimos anos e se tornou (mais uma das) ferramentas úteis para um Tesla.

publicidade

“Quando o radar e a visão discordam, em qual você acredita? A visão é muito mais precisão, então é melhor dobrar a visão do que a fusão de sensores”, explicou Musk no Twitter. “Os sensores são um fluxo de bits e as câmeras têm várias ordens de magnitude a mais de bits/s do que o radar. O radar deve aumentar significativamente o sinal/ruído do fluxo de bits para compensar a complexidade de integrá-lo. Conforme o processamento da visão fica melhor, ele apenas deixa o radar para trás”.

Musk também diz que a visão do computador e as melhorias da IA também vão trazer melhorias para automatizar mais recursos de um Tesla, como aquecimento de banco, descongelamento e outros.

publicidade

Espera-se que a atualização de inteligência artificial para Teslas chegue antecipadamente para aqueles que já experimentam a versão Beta de direção totalmente autônoma da marca. Ao público em geral, essas novas tecnologias estão previstas para chegar “em breve”, com a revisão do software Tesla v11 e as primeiras entregas do Model S e do Model X atualizados.

Atualmente, Musk trabalha com foco na melhora da capacidade de visão computacional da Tesla e na nova atualização do Full Self-Driving (direção autônoma). Nos últimos meses, o CEO vem provocando nas redes sociais que a marca mudará para um sistema totalmente baseado em visão.

publicidade

Lembrando que mesmo com a automatização de várias tarefas relacionadas à direção, o motorista ainda é responsável pelo carro e precisa estar prestando atenção e pronto para assumir o controle o tempo todo.

Leia mais:

Fonte: Electrek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!