O Brasil inicia a 23ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nesta segunda-feira (12). O Ministério da Saúde espera imunizar cerca de 79,7 milhões de pessoas do público-alvo, ou no mínimo, 90% deste grupo prioritário. Para sanar algumas dúvidas a respeito da vacina, o Olhar Digital preparou um uma guia completo sobre a campanha de imunização.

Quem pode tomar a vacina contra a gripe?

De acordo com o Ministério da Saúde, nesta campanha, serão imunizadas pessoas que fazem parte do grupo prioritário. São elas: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O Olhar Digital conversou com a Dra. Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que explicou o motivo do foco nas crianças. “A gripe, diferente da Covid-19, tem uma importância muito grande nas crianças. A temporada de gripe, no mundo todo, começa primeiro atacando as crianças, e elas acabam transmitindo e levando para casa. Ao contrário do que acontece com a Covid-19, em que a contaminação de crianças é proporcionalmente menor que a de adultos”, disse.

publicidade

Quem não é do grupo prioritário pode tomar a vacina contra gripe?

O Ministério da Saúde recomenda que todos tomem a vacina contra gripe, até quem não é prioritário. A diferença é que a população fora do grupo de risco precisa comprar a vacina na rede privada. O Sistema Único de Saúde (SUS) distribuiu o imunizante de forma gratuita apenas para os grupos de risco.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Quem já teve gripe H1N1 precisa tomar a vacina contra gripe?

Sim. O vírus sofre muitas mutações e mesmo que a pessoas tenha contraído a gripe H1N1 uma vez, pode pegar outra no ano seguinte. A vacina também cobre outros vírus como o influenza H3N2, que também podem causar sintomas graves.

E a vacinação contra gripe é anual, por isso, mesmo que você tenha tomado ano passado, é preciso renová-la. A proteção não é vitalícia e a vacina é sempre adaptada para contemplar novas variantes.

Leia mais:

Quais as contraindicações da vacina contra a gripe?

De acordo com a Saúde, crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de anafilaxia a doses anteriores devem evitar a vacina.

Vacinação contra Covid-19 vai parar durante a campanha de gripe?

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. No entanto, “considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra o Covid-19”, diz o órgão.

“A vacina da gripe fica ainda mais importante agora, pois os sintomas e a evolução do quadro são muito parecidos com o da Covid-19. Se você toma a vacina, além de ajudar no diagnóstico, ainda ajuda a desafogar o sistema de saúde, pois a incidência dos pacientes com gripe vai ser menor”, completa a Dra. Flávia.

A vacina pode causar gripe?

Não. O imunizante usa uma versão inativa do vírus. Dessa maneira, você não pode pegar gripe através dele. Agora, a vacina protege contra as cepas circulantes, mas outros tipos de vírus podem causar resfriado, que é diferente de gripe.

Quem está gripado pode tomar a vacina?

Não há contraindicação, mas a SBIm aconselha adiar a vacinação nestas situações. É indicado que quem estiver com sintomas moderados, como desarranjos intestinais intensos e dores musculares, ou febre alta espere um pouco antes de ser imunizado.

A indicação ocorre porque a vacina pode desencadear febre baixa e dores no local da aplicação, mesmos sintomas de alguém gripado. Dessa maneira, ficaria difícil para o médico distinguir o que é sintoma da doença e o que é reação ao imunizante.

A vacinação contra a gripe vai até quando?

A 23ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 9 de julho. O Ministério da Saúde irá distribuir 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, para imunizar o público-alvo.

Onde e quando tomar a vacina contra a gripe

A organização do cronograma de vacinação contra gripe fica a cargo de cada prefeitura, mas a maioria dos municípios dividiu a campanha assim:

  • 1ª etapa (de 12/04 a 10/05) contempla crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
  • 2ª etapa (de 11/05 a 08/06) é para idosos e professores;
  • 3ª etapa (de 09/06 a 09/07) demais grupos.

Os 50 mil postos disponibilizados pelo Ministério da Saúde poderão ser encontrados em Unidades de Saúde e hospitais, mas algumas cidades podem expandir isso. Em São Paulo, por exemplo, algumas escolas realizarão a aplicação da vacina para evitar que as pessoas precisem ir até os hospitais durante a pandemia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!