A LG divulgou mais algumas informações sobre quais de seus smartphones ainda receberão atualizações de sistema operacional, e até que versão. Segundo o site italiano HDBlog, a informação vem de uma página no site coreano da empresa.

São três “níveis” de atualização. Alguns smartphones vão ficar no Android 11, outros receberão o Android 12 e apenas dois modelos receberão o Android 13. São eles:

  • Android 11: LG Q51, Q61, Q70 e Q9 One.
  • Android 12: LG V50s , V50 , G8 , Q31 , Q52 , Q92.
  • Android 12 e o Android 13: LG Wing e LG Velvet (tanto na versão 5G quanto LTE).

Anteriormente, a subsidiária alemã da LG divulgou outra lista, que indica quais aparelhos receberão o Android 11 e quando:

  • Velvet 5G (versão global), “até abril de 2021”
  • G8X no “segundo trimestre” de 2021
  • Velvet 4G e G8S no “terceiro trimestre” de 2021
  • Wing, K42 e K52 no “quarto trimestre” de 2021

Entretanto, uma nota de rodapé informa: “As futuras atualizações dependerão do calendário de distribuição do Google, além de outros fatores, como desempenho e compatibilidade dos dispositivos”.

publicidade

Vale mencionar que uma atualização de software disponível em uma região (ex: Alemanha ou Coreia do Sul) pode não estar disponível aos usuários em outra (ex: Brasil).

Leia mais:

Isso porque modelos de diferentes regiões podem ter diferenças no sistema responsável pela comunicação com redes de telefonia (coletivamente chamado de “radio”), o que exigiria um novo processo de certificação junto a autoridades locais. E dependendo do custo deste processo e do número de aparelhos vendidos em uma região, esse esforço pode não fazer sentido financeiramente.

LG fechará fábrica no Brasil

Com sua saída do mercado de smartphones, a LG irá fechar sua única fábrica de smartphones no Brasil, localizada em Taubaté, interior de SP. Atualmente, estima-se que unidade empregue cerca de 1,4 mil funcionários. Destes, 400 atuam na fabricação de smartphones e devem ser desligados até o meio do ano.

Fábrica da LG em Taubaté, interior de São Paulo
Fábrica da LG em Taubaté, interior de São Paulo

No entanto, a unidade no interior de São Paulo será apenas uma das fábricas afetadas. Isso porque outras fornecedoras da LG como Sun Tech, Blue Tech e 3C, que contam com 430 trabalhadores especializados na fabricação de componentes para celulares da companhia sul-coreana, também deverão dispensar seus funcionários.

Fonte: HDBlog.it