A Sony disponibilizou uma atualização de firmware para o PlayStation 5 (PS5), que agora passa a permitir o armazenamento de jogos em um dispositivo USB, como um HD externo ou um pendrive de alta capacidade. Mas há uma ressalva: ainda que você possa guardar seus títulos dentro do acessório, só poderá jogá-los se os mover de volta para o SSD do console.

Isso porque, segundo a Sony, os jogos do PlayStation 5 foram otimizados para rodar…bem, em um PlayStation 5. “Como os jogos de PS5 são criados para aproveitar o carregamento ultrarrápido do SSD, os títulos do PS5 não podem ser reproduzidos diretamente do armazenamento estendido USB”, disse a empresa em seu blog oficial.

publicidade

“Títulos de PS5 também não podem ser baixados diretamente para o armazenamento estendido USB. Mas os jogos que você transferir ou copiar de volta para o armazenamento interno serão atualizados automaticamente, quando aplicável. Além disso, você pode selecionar quais modos de jogo deseja instalar (como campanha ou multijogador) dos títulos compatíveis com essa opção”, completa a nota.

Leia mais

Imagem mostra nova opção do PlayStation 5, que permite o armazenamento de jogos em dispositivos USB
Com atualização, jogos do PlayStation 5 agora podem ser armazenados em dispositivo externo, economizando espaço do console. Imagem: Sony/Divulgação

De fábrica, o PlayStation 5 oferece 825 GB de espaço de armazenamento, com 667 GB de espaço utilizável se você contar o sistema operacional instalado e outros recursos. Enquanto isso, jogos como ‘Marvel’s Spider-Man: Miles Morales’ podem ocupar entre 50 GB e 105 GB de espaço, dependendo do título ser a edição padrão ou algum lançamento especial.

publicidade

A solução oferecida, então, é permitir que o PlayStation 5 transfira e receba jogos de um dispositivo USB, embora a empresa reconheça que isso seja algo temporário, uma vez que ela está em vias de liberar a expansão de armazenamento por unidades M.2, que deve trazer o mesmo propósito de um HD/SSD externo, mas com o benefício adicional de poder rodar os jogos normalmente. A Sony não deu um prazo para esse lançamento, embora especulações da mídia antecipem sua chegada para até o segundo semestre deste ano.

Além do PlayStation 5 reconhecer dispositivos de armazenamento USB para jogos, a atualização de firmware também traz outras benesses, tais como:

publicidade
Imagem mostra captura de menu do PlayStation 5, exibindo partidas do momento que podem ser acompanhadas via Share Play
Partidas de alguns jogos poderão ser acompanhadas, via Share Play, por usuários do PlayStation 4 e PlayStation 5 ao mesmo tempo. Imagem: Sony/Divulgação
  • SharePlay entre gerações: partidas em jogos do PlayStation 5 poderão ser acompanhadas e, em alguns casos, testadas por usuários do PlayStation 4, além de recursos como chats em grupo, também serem compartilhados entre os dois aparelhos.
  • Solicitação de participação em um jogo: Sessões de jogos em que seus amigos possam participar agora serão exibidas no PlayStation 4 e PlayStation 5, criando um atalho para enviar um convite para uma partida que já esteja correndo.
  • Menu Game Base aprimorado: agora é possível alternar entre grupos e amigos para começar a conversar com grupos existentes ou ver o que cada um dos seus amigos online está fazendo, além de gerenciar as notificações recebidas pelo sistema
  • Desligamento de chat e ajuste individual de volumes: o primeiro é bem autoexplicativo e faz com que você desligue interações no chat durante uma partida online. O segundo faz com que você consiga ajustar individualmente o volume vindo da voz de cada participante do chat — ao mesmo tempo, você pode baixar o tom de quem está muito alto e levantar quem está muito baixo, por exemplo
  • Pré-download de atualizações: DLCs e patches de correção liberados pelos desenvolvedores agora podem ser pré-baixados, permitindo que a versão mais recente daquele jogo possa ser executada assim que lançada. Para isso, porém, a opção de atualizações automáticas deve estar acionada nas configurações
  • Personalizações e novos visuais: você agora consegue buscar por jogos específicos dentro de sua biblioteca, além de ver reformulada a tela de exibição de troféus. Aqui, aliás, você agora pode escolher quais troféus renderão uma captura de imagem ou vídeo pelo sistema (excluir “Bronze” e registrar apenas “Platinas”, por exemplo)

A Sony também promete atualizações para o PlayStation App (iOS/Android) em um futuro próximo, como a capacidade de entrar em uma sessão multiplayer para PS5 pelo aplicativo, gerenciar o armazenamento do console PS5, comparar coleções de troféus com amigos e classificar e filtrar produtos mostrados na PlayStation Store.

A nova firmware do PlayStation 5 já está disponível para download pelo próprio console.

publicidade

Fonte: Sony