Boring Company, de Elon Musk, cobra US$ 5 para viagens pelo seu túnel em Las Vegas

Projeto “Las Vegas Loop” entregou parte de seu percurso recentemente, funcionando exclusivamente no centro de convenções da cidade
Por Rafael Arbulu, editado por Renato Mota 14/04/2021 13h28, atualizada em 14/04/2021 14h26
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Tesla sai de túnel construído pela The Boring Company em Las Vegas.
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A Boring Company, empresa de Elon Musk para transporte urbano rápido, divulgou valores mínimos de passagem para o seu túnel recentemente entregue em Las Vegas, nos Estados Unidos. A partir de US$ 5 (R$ 28,46, na conversão direta), você consegue fazer uso de uma parte da construção, que hoje contempla uma ponta a outra do centro de convenções da cidade (LVCC), mas cujo plano é abranger boa parte de diversos pontos turísticos da mais conhecida atração turística do estado americano de Nevada.

Ao todo, são três faixas distintas de preço: por US$ 5 por veículo, você viaja do centro de Las Vegas até o LVCC. Se você quiser sair do Allegiant Stadium e ir ao LVCC, o valor aumenta para US$ 6 (R$ 34,13) por carro e, finalmente, por US$ 10 (R$ 56,89), você pode ir ao centro de convenções saindo do aeroporto McCarran — um trecho de quase 7,9 quilômetros.

Os valores parecem razoáveis, considerando, por exemplo, que a tarifa de base do táxi em Las Vegas é de US$ 3,30 (R$ 18,78), fora o preço por quilômetro rodado, que é de US$ 1,63 (R$ 9,28) e valores adicionais de taxa estatal. Já o transporte público tem vários preços, variáveis mediante diversos fatores, indo de US$ 1 (R$ 5,69) para passageiros menores de 18 anos e maiores de 61, até US$ 65 (R$ 369,96) por um passe de 30 dias de validade — lembrando que alguns destes valores servem somente a cidadãos americanos.

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Imagem mostra o mapa do Las Vegas Loop, projeto de transporte urbano da Boring Company de Elon Musk
Mapa que mostra o projeto Las Vegas Loop em sua forma completa, incluindo as áreas que as construções atuais ainda não foram feitas. Imagem: The Boring Company/Divulgação

Como você vê pela imagem acima, o projeto atual pretende passar por diversos pontos turísticos da “Cidade do Pecado”, incluindo cassinos como o Mandalay Bay e o MGM Grand — onde eventos esportivos como boxe e MMA são costumeiramente realizados — e a Fremont Street Experience, que inclui feiras livres, brinquedos e parques de diversão. Ainda não há, porém, uma data de previsão para a entrega total do projeto, que promete ser disruptivo em relação ao sistema público.

A notícia foi bem recebida pelos fãs da empresa, que ressaltaram no subfórum “r/theboringcompany” do Reddit que os valores anunciados são mais competitivos do que serviços de carona por aplicativo, como Lyft e Uber. É importante ressaltar, também, que o Las Vegas Loop teria a vantagem de tempo de percurso, uma vez que é inteiramente percorrido no subterrâneo e evita congestionamentos, por exemplo.

Para quem não acompanha muito a empresa, a The Boring Company é uma das três ideias saídas da mente de Elon Musk — sendo, as outras duas, a Tesla Motors e a SpaceX. A ideia é construir um novo sistema de trânsito nos EUA, mais rápido e com alta economia de energia, o que deve se traduzir em preços mais razoáveis. Como a empresa trabalha exclusivamente com a construção de túneis, os percursos envolveriam você entrar no subterrâneo com o seu carro, pagando na entrada por uma espécie de “pedágio” pelo uso do sistema.

Em Las Vegas, a Boring Company conseguiu uma enorme vantagem, haja vista que a cidade não tem um sistema metroviário subterrâneo — o mais próximo disso é um monotrilho erguido em estruturas altas. Entretanto, a empresa tem projetos empacados na Califórnia e Nova York, onde o sistema metroviário é altamente expandido, o que gera entraves com a administração municipal.

Fonte: Teslarati / Reddit

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital