EnglishPortugueseSpanish

A Sony está anunciando o lançamento de dois smartphones que, segundo a empresa, são os primeiros no mercado com uma lente telefoto variável. Além disso, os celulares têm uma ficha técnica respeitável e são capazes de competir com qualquer outro topo de linha no mercado, tanto no uso durante o dia a dia quanto como aparelhos “gamer”.

As câmeras são o destaque. Ambos os modelos têm três sensores de 12 MP na traseira, com lentes com abertura e alcance focal de f/2,2 e 16 mm (ultrawide), f/1,7 e 24 mm (wide) e f/2,3 e 70 mm (telefoto), que pode chegar a f/2,8 e 105 mm. Isso é feito movendo fisicamente uma lente no aparelho, configurada em um arranjo “periscópio”.

publicidade

Os aparelhos podem fotografar a 20 quadros por segundo, com medição automática de foco e exposição a 60 quadros por segundo, e também suportam gravação de vídeo em 4K a 120 quadros por segundo. Eles são capazes de “rastrear” a posição dos olhos de uma pessoa (eye-tracking autofocus) em tempo real, garantindo que o rosto esteja sempre em foco.

Além disso, a Sony integrou os recursos mais avançados da câmera, antes separados em um app à parte, em um modo “Pro” no app principal. Esse modo tem uma interface similar à usada nas câmeras profissionais da Sony, a linha Alpha, facilitando a adaptação de quem já usa produtos da empresa.

Novos Xperia tem ficha técnica respeitável

O Xperia 1 III e Xperia 5 III são smartphones 5G baseados em um SoC octa-core Qualcomm Snapdragon 888 rodando a 2,84 GHz, acompanhado por 8 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento interno (no Xperia 5 III), ou 12 GB de RAM e 256 ou 512 GB de armazenamento interno (no Xperia 1 III). Em ambos os casos, o armazenamento pode ser expandido com cartões microSD.

Leia mais:

Fora a RAM e armazenamento, a principal diferença entre o Xperia 1 III e o Xperia 5 III é o tamanho da tela: no primeiro ela tem 6,5″ com resolução de 3840 x 1644 pixels, enquanto no segundo ela tem 6,1″ com resolução de 2520 x 1080 pixels. Ambos são painéis OLED capazes de exibir “1 bilhão de cores” e com atualização a 120 Hz.

Câmeras são o principal destaque dos novos smartphones Xperia. Na foto, o Xperia 1 III.
Câmeras são o principal destaque dos novos smartphones Xperia. Na foto, o Xperia 1 III. Imagem: Sony/Divulgação

Ambos os modelos usam baterias de 4.500 mAh com carregamento rápido, que segundo o fabricante é capaz de carregar até 50% da capacidade em 30 minutos usando um carregador de 30 watts.

Na Europa, o Xperia 1 III tem preço sugerido de 1.100 euros (cerca de R$ 7,3 mil), enquanto o Xperia 5 III sai por 930 Euros (cerca de R$ 6,2 mil). Ambos devem chegar às lojas dos EUA ainda em 2021.

A Sony não comercializa mais smartphones no Brasil, portanto não há possibilidade de um lançamento oficial por aqui.

Fonte: The Verge