Ingenuity: “easter egg” na busca do Google celebra voo do helicóptero

Rafael Rigues20/04/2021 11h53, atualizada em 09/12/2022 19h58
Homenagem ao Ingenuity no Google
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Para celebrar o primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte, o Google escondeu uma pequena surpresa (conhecida como “easter egg”) em seu serviço de busca: uma animação que mostra a aeronave voando sobre o terreno do planeta.

Para ver a homenagem, basta buscar por Ingenuity no Google. À direita dos resultados há um painel com informações e um pequeno helicóptero girando suas hélices. Clique nele e você verá a janela de busca se “transformar” em uma paisagem marciana, com o helicóptero voando sobre ela.

Dois botões no topo da tela permitem fechar a animação ou compartilhá-la com seus amigos. A brincadeira está disponível tanto em um navegador no desktop quando em smartphones.

Easter Egg em um smartphone. Basta buscar por Ingenuity no Google
Easter Egg em um smartphone. Basta buscar por Ingenuity no Google

O primeiro voo do Ingenuity teve duração de 40 segundos, com a aeronave subindo a uma altitude de 3 metros e pairando no ar por 30 segundos, antes de pousar. O feito foi documentado tanto por câmeras internas a bordo do helicóptero quando por câmeras do rover Perseverance, que observava o teste a partir de um local próximo batizado como Van Zyl Overlook.

Após o primeiro voo, o helicóptero está “descansando” e recarregando sua bateria enquanto a equipe de engenharia na Terra recebe e analisa todas as imagens e dados de telemetria para formular um plano para o segundo voo, que não deve acontecer antes da próxima quinta-feira (22).

“Se o helicóptero sobreviver ao segundo teste, a equipe irá considerar a melhor forma de expandir o escopo dos testes”, disse a agência espacial norte-americana, Nasa.

Leia mais:

A partir do momento em que o rover Perseverance pousou em Marte, em 18 de fevereiro, começou uma janela de 30 “sóis” (como são chamados os dias em Marte) para que a equipe do Ingenuity realize até cinco voos de teste. O voo desta segunda-feira (19) ocorreu no 16º Sol, o que significa que há mais duas semanas para que os voos restantes possam ser realizados.

A ideia é que cada voo subsequente seja um pouco mais complexo que o anterior, com a expectativa de que no quinto voo o Ingenuity seja capaz de subir a cinco metros de altura, escolher um local a 50 metros de seu ponto de partida, se deslocar até lá e pousar. A duração máxima de um voo é de 90 segundos, limitada pelas baterias a bordo do helicóptero.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital