No que pode ser a primeira vez, a Tesla divulgou publicamente os registros de dados do carro elétrico de uma cliente envolvida em um acidente, algo que a levou a fazer um protesto no estande da montadora durante o Salão Automóvel de Xangai. A empresa afirma que a motorista foi a culpada pelo ocorrido.

A ação da marca de Elon Musk surpreende, pois em casos de acidente com os veículos elétricos, a Tesla costuma compartilhar apenas a própria explicação por meio de um comunicado oficial, nunca liberando publicamente informações do carro em questão para saber o motivo dos acidentes. A empresa, inclusive, é criticada massivamente por essa prática.

Mulher faz protesto contra a Tesla no Salão de Xangai após acidente que quase matou sua família. Imagem: Reprodução/Redes Sociais/Shangai Eye
Mulher faz protesto contra a Tesla no Salão de Xangai após acidente que quase matou sua família. Imagem: Reprodução/Redes Sociais/Shangai Eye

“Mais de uma vez foi demonstrado que o piloto automático salva vidas e reduz as taxas de acidentes, e acreditamos que é importante que o público tenha uma compreensão real de nossa tecnologia. Em casos incomuns em que já foram feitas alegações publicamente sobre nossos veículos por clientes, autoridades ou outros indivíduos, divulgamos o suficiente de informações para corroborar ou refutar essas alegações. A privacidade de nossos clientes é extremamente importante e é algo que levamos muito a sério e, nesses casos, a Tesla divulga apenas a quantidade mínima de informações necessárias”, explica a marca em nota oficial.

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O documento com as informações sobre o que ocorreu com carro no momento do acidente foi divulgado com exclusividade pelo site China Market Supervision News. De acordo com um representante da empresa, eles entraram em contato com a cliente manifestante para passar as informações, mas que não receberam uma resposta de volta e, por isso, permitiram que os registros fossem liberados ao público para “esclarecimentos”.

Com base na ata oficial da Tesla, o motorista não aplicou pressão o suficiente no pedal do freio para evitar a colisão. Assim, o freio de emergência automático foi acionado para reduzir a força do impacto.

“Quando o motorista pisou no pedal do freio pela última vez, os dados mostraram que a velocidade do veículo era de 118,5 km/h. Em 2,7 segundos após o motorista pisar no pedal do freio, a pressão máxima do cilindro mestre do freio era de apenas 45,9 bar. Depois disso, o motorista aumentou a pisada no pedal do freio e a pressão do cilindro atingiu 92,7 bar. O aviso de colisão frontal e a função de travagem automática de emergência foram acionados e desempenharam o papel devido, reduzindo a força da colisão”, afirma parte do documento.

A Tesla compartilhou publicamente os registros de dados do veículo envolvido no acidente que gerou protesto no salão de automóveis. Imagem: Electrek/Reprodução
A Tesla compartilhou publicamente os registros de dados do veículo envolvido no acidente que gerou protesto no salão de automóveis. Imagem: Electrek/Reprodução

Os registros divulgados incluem várias informações sobre o estado do veículo, aproximadamente, seis segundos antes do acidente. Entre as informações, estão o VIN (número de identificação) do carro, a velocidade do veículo e a pressão aplicada ao pedal do freio.

A Tesla ainda afirma que está disposta a compartilhar dados de 30 minutos antes do acidente, caso for determinado pela seguradora do cliente ou qualquer agência governamental da China.

Relembre o protesto contra a Tesla

Para fazer um protesto contra a Tesla após um acidente que quase tirou a sua vida e a de quatro membros de sua família, uma insatisfeita proprietária de um Model 3 subiu no topo de um dos carros da marca durante o primeiro dia do Salão do Automóvel de Xangai, em 18 de abril.

Vestindo uma camiseta branca escrita “os freios do veículo não funcionam”, em chinês, a mulher precisou ser arrastada e carregada para fora do local pelos seguranças após a manifestação, segundo vídeos e fotos que circularam nas redes sociais.

A mulher ficou em pé no carro gritando por um tempo antes de ser escoltada e arrastada por oficiais. Segundo relatos, os seguranças precisaram usar guarda-chuvas abertos para tentar esconder a mensagem na camiseta da moça, mas os gritos repetidos dela dizendo que “o freio da Tesla perdeu o controle” foram o suficiente para chamar a atenção do público.

A montadora acabou emitindo um comunicado se desculpando por não abordar a reclamação do cliente em tempo hábil e disse que realizaria uma autoinspeção de seus serviços e operações na China. A resposta foi vista por muito como “arrogante e insensível”, segundo a imprensa local.

Fontes: Electrek e China Market Supervision News

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