No que pode ser a primeira vez, a Tesla divulgou publicamente os registros de dados do carro elétrico de uma cliente envolvida em um acidente, algo que a levou a fazer um protesto no estande da montadora durante o Salão Automóvel de Xangai. A empresa afirma que a motorista foi a culpada pelo ocorrido.
A ação da marca de Elon Musk surpreende, pois em casos de acidente com os veículos elétricos, a Tesla costuma compartilhar apenas a própria explicação por meio de um comunicado oficial, nunca liberando publicamente informações do carro em questão para saber o motivo dos acidentes. A empresa, inclusive, é criticada massivamente por essa prática.
“Mais de uma vez foi demonstrado que o piloto automático salva vidas e reduz as taxas de acidentes, e acreditamos que é importante que o público tenha uma compreensão real de nossa tecnologia. Em casos incomuns em que já foram feitas alegações publicamente sobre nossos veículos por clientes, autoridades ou outros indivíduos, divulgamos o suficiente de informações para corroborar ou refutar essas alegações. A privacidade de nossos clientes é extremamente importante e é algo que levamos muito a sério e, nesses casos, a Tesla divulga apenas a quantidade mínima de informações necessárias”, explica a marca em nota oficial.
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O documento com as informações sobre o que ocorreu com carro no momento do acidente foi divulgado com exclusividade pelo site China Market Supervision News. De acordo com um representante da empresa, eles entraram em contato com a cliente manifestante para passar as informações, mas que não receberam uma resposta de volta e, por isso, permitiram que os registros fossem liberados ao público para “esclarecimentos”.
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Com base na ata oficial da Tesla, o motorista não aplicou pressão o suficiente no pedal do freio para evitar a colisão. Assim, o freio de emergência automático foi acionado para reduzir a força do impacto.
“Quando o motorista pisou no pedal do freio pela última vez, os dados mostraram que a velocidade do veículo era de 118,5 km/h. Em 2,7 segundos após o motorista pisar no pedal do freio, a pressão máxima do cilindro mestre do freio era de apenas 45,9 bar. Depois disso, o motorista aumentou a pisada no pedal do freio e a pressão do cilindro atingiu 92,7 bar. O aviso de colisão frontal e a função de travagem automática de emergência foram acionados e desempenharam o papel devido, reduzindo a força da colisão”, afirma parte do documento.
Os registros divulgados incluem várias informações sobre o estado do veículo, aproximadamente, seis segundos antes do acidente. Entre as informações, estão o VIN (número de identificação) do carro, a velocidade do veículo e a pressão aplicada ao pedal do freio.
A Tesla ainda afirma que está disposta a compartilhar dados de 30 minutos antes do acidente, caso for determinado pela seguradora do cliente ou qualquer agência governamental da China.
Relembre o protesto contra a Tesla
Para fazer um protesto contra a Tesla após um acidente que quase tirou a sua vida e a de quatro membros de sua família, uma insatisfeita proprietária de um Model 3 subiu no topo de um dos carros da marca durante o primeiro dia do Salão do Automóvel de Xangai, em 18 de abril.
Vestindo uma camiseta branca escrita “os freios do veículo não funcionam”, em chinês, a mulher precisou ser arrastada e carregada para fora do local pelos seguranças após a manifestação, segundo vídeos e fotos que circularam nas redes sociais.
A mulher ficou em pé no carro gritando por um tempo antes de ser escoltada e arrastada por oficiais. Segundo relatos, os seguranças precisaram usar guarda-chuvas abertos para tentar esconder a mensagem na camiseta da moça, mas os gritos repetidos dela dizendo que “o freio da Tesla perdeu o controle” foram o suficiente para chamar a atenção do público.
A montadora acabou emitindo um comunicado se desculpando por não abordar a reclamação do cliente em tempo hábil e disse que realizaria uma autoinspeção de seus serviços e operações na China. A resposta foi vista por muito como “arrogante e insensível”, segundo a imprensa local.
Fontes: Electrek e China Market Supervision News
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