Embora ainda esteja em fase beta, o Xbox Cloud Gaming (XCloud) já conta com um catálogo robusto de jogos, mas nesse lote não é encontrado um dos maiores títulos atualmente: ‘Fortnite’. Isso porque, além de toda a preocupação em torna da batalha judicial “Epic Games v. Apple“, a desenvolvedora não quer que o título fique disponível na nuvem da Microsoft, pois vê o serviço como concorrente direto.

Questionado sobre o porquê do ‘Fortnite’ não estar disponível no xCloud, o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Epic, Joe Kreiner, confirmou que foi uma escolha deliberada. “A Epic vê os esforços da Microsoft com o xCloud como competição direta à nossa oferta de PC”, disse o executivo em depoimento ao site The Verge.

publicidade
Fortnite. Imagem: Pryimak Anastasiia / Shutterstock.com
Fortnite. Imagem: Pryimak Anastasiia / Shutterstock.com

‘Fortnite’ é um jogo gratuito para Xbox, assim como em todas as plataformas, porém a única maneira de acessar o jogo por iPhone ou iPad é por meio do serviço de jogos em nuvem GeForce Now, da Nvidia. A Epic Games fez parceria com a multinacional de tecnologia no ano passado para lançar o título, o que ajudou a nova nuvem a oferecer uma série de outros games em sua loja virtual.

Em troca, toda a receita de compra envolvendo ‘Fortnite’ ou qualquer outro título vai direto para a Epic. Essa é provavelmente a principal razão pela qual a desenvolvedora preferiu a Nvidia em vez da Microsoft para hospedar o battle royale em nuvem. Afinal, o que importava à Epic era que o jogo rodasse em PCs, então…

publicidade

A Microsoft não permite a presença de lojas de outras empresas nos serviços do Xbox ou no Xbox Cloud Gaming, o que significa que todas as transações passariam sempre pela empresa. E numa altura que a chegada do xCloud aos dispositivos iOS está cada vez mais perto, a Epic nem quis tentar negociar com a gigante da tecnologia sobre o assunto, de acordo com Kreiner.

Leia mais:

publicidade

Todavia, a resposta do executivo não deixa de ser curiosa e também algo enigmático. Será que a Epic Games está preparando o seu próprio serviço de cloud-gaming? Ou simplesmente não quer ‘Fortnite’ no XCloud porque isso abriria a oportunidade do título retornar aos iPhones e iPads?

‘Fortnite’ fora da Xbox Cloud… e da Apple também?

Ilustração sobre processo judicial envolvendo Apple e Epic Games. Foto: Shutterstock
Ilustração sobre processo judicial envolvendo Apple e Epic Games. Foto: Shutterstock

A Epic e a Apple têm presença marcada em tribunal dia 3 de maio, num caso que teve origem há muitos meses atrás, quando a desenvolvedora implementou um sistema de pagamento direto em ‘Fortnite’, evitando assim as taxas da loja Apple.

publicidade

Fonte: The Verge

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!