Das alterações de rotina causadas pela pandemia da Covid-19, uma muito significante foi a implantação do home office, também chamado de trabalho remoto. Ou seja, as demandas, que antes eram atendidas quase 100% presencialmente, agora não só podem, como devem, ser cumpridas à distância. E como é feita a comunicação entre as partes? Como realizar reuniões com a imposição do distanciamento social? O Google Meet faz parte da resposta.
Entre as opções de plataformas de videoconferência, temos o Google Meet, que nesta quinta-feira (29) está completando um ano de gratuidade e acesso irrestrito aos usuários. Criado em 2017, a ferramenta, antes, era parte do pacote comercializado para corporações. Com a grande demanda por soluções para permitir o encontro virtual entre pessoas, viu-se a necessidade de o serviço ser aberto a todos.
E agora, um ano depois, o Google divulgou uma pesquisa realizada com 1,5 mil pessoas de todo o Brasil, por meio da qual se descobriu, entre outros dados, as variadas formas de utilização do recurso entre os usuários brasileiros.
Segundo o estudo, houve um aumento de 20 vezes no tempo dedicado ao Google Meet pelo usuário durante todo este ano com o serviço liberado para todos. Só nos quatro primeiros meses de 2021, o crescimento foi de 275%.
De namoro a exposições de arte pelo Google Meet
Quanto à frequência de uso da plataforma, 55% dos entrevistados afirmam que utilizam mais de uma vez por semana, sendo que 34% deles abrem o aplicativo, ou acessam a versão web, no mínimo uma vez por dia.
Em relação aos principais motivos de uso, cerca de 40% dos acessos são feitos para uso pessoal, incluindo: encontros com amigos, chás de bebê, eventos religiosos, sessões de terapia e até mesmo para namoro.
Exercícios físicos correspondem a 15% das utilizações informadas pelos entrevistados. Terapia online foi apontada por 11% deles, seguida por meditação, com 7% dos registros.
Entre os eventos mais formais, 17% são religiosos, como a realização de missas e cultos e 14% são festas de aniversário. Clubes de livros e saraus virtuais foram informados por 7% dos usuários. Outra utilização cultural foi apontada por 6%, que informaram acessos para visitas a museus ou exposições de arte.
Novidades a partir de maio
A partir do mês que vem, usuários poderão reduzir a quantidade de dados trafegados. Esse recurso será especialmente útil para quem participa de uma chamada em ambiente sem rede Wi-Fi.
Outra novidade interessante é que os fundos de cada usuário, que já podem ser trocados por fotos ou outras imagens estáticas, poderão ser substituídos por vídeos. Além disso, o modo de aumento artificial da iluminação durante chamadas, já permitido em dispositivos móveis, também estará disponível na versão web.
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de abril de 2021 17:12
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