A Vivo anunciou nesta quinta-feira (29) a sua conta digital gratuita: a Vivo Pay. Disponível para clientes e não clientes, a conta oferece um cartão pré-pago virtual sem anuidade, além da possibilidade de o correntista realizar transferências e depósitos via boleto, TED e DOC, e de transações via PIX.
De acordo com anúncio oficial da empresa, a movimentação faz parte da consolidação de estratégia da marca de entrar no mercado financeiro e também de se posicionar como um hub de serviços digitais.
A Vivo Pay nasce com outra oferta: o programa de recompensas Gigaback para usuários do serviço de telefonia móvel da empresa.

A ideia é que, em vez de cashback, clientes possam ter até 20 GB extras para acesso à internet como recompensa. Nesse sentido, ao realizar o primeiro depósito em conta, por exemplo, o correntista ganha 2 GB de “cashback“. Para a primeira compra via cartão Vivo Pay o valor é de 6 GB e assim por diante.
“Em vez de oferecer cashback e dinheiro, decidimos oferecer GB como recompensa para os usuários do Vivo Pay, pois sabemos como a conectividade tornou-se ainda mais essencial devido à pandemia. Queremos gerar valor para nossos clientes”, afirma Rodrigo Gruner, diretor de serviços digitais e inovação da Vivo.
Para usar o Vivo Pay, basta fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS. O serviço é livre de anuidades ou mensalidades e a navegação no aplicativo não desconta da franquia de clientes Vivo.
A previsão é de que a Vivo Pay ganhe outras funcionalidades, em breve, como saque sem cartão, recarga de transporte público e integração a outros produtos e serviços da Vivo e de parceiros.

Investimento no financeiro
A Vivo começou uma movimentação para entrar no setor financeiro no final do ano passado, em outubro, quando lançou o Vivo Money, oferta de crédito pessoal para clientes dos planos pós e controle da operadora.
A intenção da empresa com a nova oferta é também contribuir com a inclusão de pessoas sem acesso a bancos tradicionais.
Veja também!
- Vivo, Claro e TIM arrematam Oi Móvel por R$ 16,5 bilhões
- Operadora britânica faz transmissão ao vivo usando 5G
- Futebol ao vivo: conheça 5 apps para assistir aos jogos pelo celular
“A pandemia levou a uma aceleração na inclusão financeira da população, mas ainda há uma grande parcela de brasileiros desbancarizados ou pouco bancarizados”, afirma Gruner.
O executivo acredita também que a conta digital da Vivo, sendo gratuita, pode contribuir muito no dia a dia dessa população, dando acesso a um serviço “que traz facilidade para as pessoas, em linha com o nosso propósito de Digitalizar para Aproximar”.
Transformações digitais
Quem também está fazendo o mesmo movimento para o mundo das ofertas e serviços digitais é a Via, antiga Via Varejo, que além de adquirir a fintech Celer, anunciou nesta semana um reposicionamento de mercado. O intuito é colocá-la como “a principal Via de compras e de vendas do país”, como a empresa afirmou durante o anúncio.
Com cada vez mais empresas digitalizadas e funcionando como plataformas, o movimento de englobar outros serviços deve ser algo que poderemos ver, em breve, com outras grandes companhias.
Via: Vivo