A equipe de desenvolvimento do WhatsApp lançou na última quinta-feira (29) uma atualização de segurança para a versão iOS do app. Ela altera o local de armazenamento do código de autenticação em duas etapas, para evitar que seja extraído usando falhas no sistema.

Até o momento, o WhatsApp armazenava o código de autenticação em duas etapas em um arquivo no diretório privado do app, inacessível a outros aplicativos no sistema operacional.

Ainda assim havia a possibilidade, embora remota, de que uma falha de segurança no iOS ou WhatsApp pudesse expor essa informação, facilitando a um malfeitor a tarefa de “sequestrar” uma conta.

Logo do WhatsApp em um iPhone.
Mudança vai deixar o WhatsApp no iPhone mais seguro. Imagem: Anton/Pexels

Com a atualização, este código passa a ser guardado no Keychain, um banco de dados do iOS que é usado por vários outros apps para armazenar credenciais de acesso.

publicidade

Segundo o WABetaInfo, site especializado em acompanhar o desenvolvimento do WhatsApp, a equipe de desenvolvimento pretendia fazer esta mudança “há muito tempo”, mas não se sabe porque só foi feita agora. 

A versão 2.21.80 do WhatsApp para o iOS já está disponível a todos os usuários na App Store.

Leia mais:

Revisão de áudio chega em breve

Está em testes um novo recurso do WhatsApp que permitirá ao usuário ouvir uma mensagem de áudio antes de enviá-la. Batizado de “revisão“, a novidade ainda não está disponível para o público e não tem data para ser oficialmente lançada, mas já apareceu no código de uma versão beta do app.

Entenda como funciona:

  • Depois de pressionar o ícone de microfone para gravar um áudio e arrastá-lo para cima para “travar” a gravação, surge a opção do botão “review” (revisar);
  • Toque nele e ouça o que você gravou até aquele momento;

Assim, dá para decidir se quer cancelar o áudio ou enviá-lo assim mesmo. De acordo com o WABetaInfo, o recurso está em fase de desenvolvimento e deve ser lançado para Android e iOS. 

Fonte: WABetaInfo