EnglishPortugueseSpanish

Você lembra como era a internet no milênio passado? As únicas formas de animação eram gifs simples (nada de vídeos curtos da cantora Gretchen compactados ou mesmo o filme ‘Shrek’ inteiro transformado em figurinha), fotos tinham baixíssima qualidade e as páginas eram basicamente documentos com muitos textos. Para acessar, não era exigido muito dos computadores.

Com tudo isso em mente, o youtuber Sean, do canal Action Retro “recriou” a internet para três máquinas antigas: um Compact Macintosh, de 1989, um Apple PowerBook 540c, lançado em 1994, e um Toshiba Libretto. Na verdade, o youtuber construiu dois sites para usar nos computadores, um com notícias e um buscador.

publicidade

Leia mais:

O site de notícias criado por Sean usa o HTML do Google Notícias e se chama 68k.news. Ao clicar nos links, o usuário é redirecionado para a página com a notícia, que conta apenas com o título e o texto. O criador do Action Retro deixo ainda um outro link, dentro das matérias, para levar o leitor à publicação original, na internet moderna.

Sean também reduziu a qualidade das imagens para ficarem semelhantes às versões de antigamente. Além disso, há uma lista de países para personalizar as notícias, incluindo o Brasil. Mas, os textos são em inglês de fontes gringas.

Captura de tela do site de notícias lembrando a internet antiga do youtuber
Site de notícias criado por Sean. Imagem: 68k.news/Reprodução

Já o FrogFind é simplesmente um buscador, que personaliza o site de pesquisa DuckDuckGo. Ele também converte os resultados em HTML básico para que os navegadores antigos leiam. “Quando clicar pelas páginas dos resultados da busca, essas páginas são processadas através de uma porta PHP de legibilidade do Mozilla, a mesma que alimenta o modo leitura do Firefox”, explicou Sean.

Captura de tela do buscador lembrando a internet antiga do youtuber
O buscador do youtuber do canal Action Retro. Imagem: FindFrog/Reprodução

O youtuber contou ainda que o FrogFind foi pensado para os Macs clássicos, de modo que os resultados tivessem boa aparência em 1-bit, com resolução 512×384. “A maior parte dos meus testes foi no Netscape 1.1N e 2.0.2, bem como em algumas versões do iCab para Mac 68k”, completou o dono do Action Retro.

O vídeo com Sean mostrando o funcionamento da sua nova velha internet está no canal Action Retro, no YouTube. Já os sites podem ser acessados AQUI (FrogFind) e AQUI (68k.news).