Seguindo a mesma linha preocupante do PlayStation 5 (PS5) e dos Xbox Series X e S, a Nintendo afirmou que a produção do Switch pode ser afetada pela escassez global de chips.

Durante a apresentação dos resultados financeiros relativos ao trimestre que encerrou o ano fiscal de 2021, a empresa japonesa previu uma queda de 12% nas vendas de seu produto carro-chefe para o novo período, citando possíveis problemas com a aquisição de componentes importantes, como os chips semicondutores.

publicidade
Crise dos chips semicondutores pode afetar produção do Nintendo Switch. Imagem: Pixabay

As preocupações com o impacto potencial da crise global de chips semicondutores estão crescendo cada vez mais. Anteriormente, era previsto que a escassez atingiria de forma mais grave a indústria automotiva, mas analistas veem uma gama mais ampla de setores sendo afetados, incluindo o de games.

De acordo com a Nintendo em seu relatório financeiro, a produção do Switch e de outros produtos “pode ser afetada por obstáculos diante à demanda por aquisição de peças, incluindo o aumento na demanda global por componentes semicondutores”.

publicidade

Leia mais:

E mesmo com a alta demanda por componentes atualmente, as fabricantes ainda não se sentem seguras para fazer investimentos tão grandes, muito por não saberem ao certo se aumentar a capacidade agora não irá prejudicá-las no futuro. 

publicidade

Apesar disso, as fabricantes já anunciaram que devem aumentar sua capacidade de produção de chips semicondutores e construir mais fábricas. Porém, o processo ainda vai demorar um pouco e a situação só deverá ser normalizada em dois ou três anos. Enquanto isso, a crise deve continuar, os preços podem subir e alguns consoles continuarão desaparecidos de sites e prateleiras, como já acontece com o PS5 e os Xbox Serie S e X

Apesar da preocupação com produção do Switch, Nintendo confirma ano recorde

Nintendo Switch. Imagem: Wachiwit / Shutterstock.com
Nintendo Switch. Imagem: Wachiwit / Shutterstock.com

Apesar da imensa preocupação em relação à produção do Switch, a verdade é que a Nintendo está tendo motivos de sobra para comemorar. As vendas totais do console chegaram em impressionantes 84,5 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo no ano fiscal passado.

publicidade

E mais: ainda segundo a empresa, o lucro operacional cresceu 81.8% para US$ 6,2 bilhões entre março de 2020 e o mesmo mês em 2021, o maior da história da companhia.

E se os resultados se mantiverem ou aumentarem no próximo período fiscal, que termina em março de 2022, o Nintendo Switch vai ultrapassar o seu “irmão mais velho”, o Wii, e se tornar o console mais vendido da história da empresa.

Fonte: Ars Technica

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!