Ainda há incertezas sobre a data e o local em que o componente do foguete chinês Longa Marcha 5B entrará na Terra, mas a maior probabilidade é de que aconteça já neste sábado (8).

Enquanto muitos se preocupam e aguardam por notícias mais concretas, outros deram um jeito de acompanhar a trajetória descontrolada do objeto ao vivo – e publicar na internet para todo mundo pode acompanhar também.

É o caso de alguns canais no YouTube, que iniciaram transmissões há alguns dias.

Este canal norte-americano, especializado em notícias do espaço e astronomia, por exemplo, iniciou a transmissão na noite de ontem e, até o fechamento desta matéria, conta com cerca de 4 mil pessoas assistindo simultaneamente.

publicidade

Já este outro canal brasileiro, especializado em aviação, também está transmitindo a trajetória ao vivo desde quinta-feira (6). Cerca de 1 mil pessoas estão assistindo neste momento.

O foguete chinês

O Longa Marcha 5B foi utilizado pelos chineses para colocar em órbita o primeiro módulo da estação espacial Tiangong. O destroço possui 33 metros de comprimento, 5 de diâmetro e cerca de 21 toneladas de massa – um tamanho bem maior e mais pesado se comparado com a grande maioria de objetos que costumam reentrar na atmosfera da Terra.

Nesta sexta-feira (7), o Olhar Digital publicou uma análise detalhada, explicando qual a real probabilidade do foguete cair em terras brasileiras, bem como os riscos reais de causar algum estrago. Você pode ver todos os detalhes aqui.

Veja também!

Vale lembrar que também na sexta-feira (7), um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, afirmou que a probabilidade do Longa Marcha 5B causar grandes danos quando entrar na atmosfera terrestre é “extremamente baixa”.