Conhecida como a “Primeira Dama Negra do teatro, do cinema e da televisão do Brasil”, a atriz Ruth de Souza estaria completando cem anos nesta quarta-feira (12). Ela, que foi a primeira artista brasileira a ser indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, é a homenageada do dia pelo Google Doodle.

Nascida em 1921, no Rio de Janeiro, Ruth ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio ainda muito jovem, na adolescência. O projeto foi fundado em 1944 para combater a discriminação racial sofrida pela classe artística negra e abrir as portas para o talento afro-brasileiro nas artes cênicas.

publicidade
Ruth de Souza
Ruth de Souza morreu aos 98 anos, em decorrência de uma pneumonia. / Imagem: Ana Paula Oliveira Migliari – TVBrasil

Além dos mais de 30 filmes em que atuou no Brasil e no exterior, Ruth de Souza teve uma brilhante carreira na televisão, tendo participado de mais de 20 novelas. Em 2004, o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores do Brasil, a premiou como Melhor Atriz por seu papel no filme “Filhas do Vento”, em que interpretou Cida, uma das irmãs protagonistas da história.

Leia mais:

Primeira atriz negra a pisar no palco Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Em 1945, Ruth foi escalada para viver uma indígena na peça “O Imperador Jones”. Na ocasião, entrou para a história como a primeira artista preta (entre homens e mulheres) a atuar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Outro marco importante na vida da atriz e na história do movimento negro foi o prêmio internacional de melhor atriz de cinema no Festival de Veneza. Esse reconhecimento veio em 1953, cinco anos depois de ter interpretado Balbina, no filme Sinhá Moça.

A atriz, que cresceu no subúrbio carioca de Engenho de Dentro, ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller, em 1948, passando um ano nos EUA, onde estudou artes cênicas na Universidade Howard e na Academia Nacional do Teatro.

Ruth morreu em 2019, aos 98 anos, em decorrência de uma pneumonia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!