O bilionário japonês Yusaku Maezawa vai viajar à Estação Espacial Internacional (ISS) em dezembro de 2021, segundo comunicado da empresa Space Adventures, que é parceira no projeto. Maezawa é o mesmo empreendedor que, em março, confirmou que viajará para a Lua com a SpaceX.
Segundo o comunicado, o bilionário japonês já passou por todos os exames médicos exigidos, e a Space Adventures informa que ele deve começar um treinamento destinado especificamente a cosmonautas em junho. Junto dele, viajará também o seu assistente de produção, Yozo Hirano.
Leia mais
- Starship SN15 retorna à plataforma de lançamento na base da SpaceX
- Polícia emite mandado de prisão contra youtuber que invadiu instalações da SpaceX
- Meme na Lua: SpaceX aceita Dogecoins como pagamento de missão espacial

De acordo com as informações, a missão deve ser conduzida por uma espaçonave russa Soyuz que será lançada do Cosmódromo de Baikonur, a maior base de lançamentos de foguetes do mundo, localizada no Cazaquistão. O Comandante Alexander Misurkin deverá servir como piloto.
“Eu sou muito curioso para saber: ‘como é a vida no espaço’? Então estou planejando descobrir isso por conta própria e compartilhar isso com o mundo em meu canal no YouTube”, disse Maezawa.
“Estamos muito empolgados por Maezawa-san, e honrados de termos criado a oportunidade para que ele viaje ao espaço”, disse Eric Anderson, chairman e CEO da Space Adventures.
“Ele voará em uma respeitada nave Soyuz e visitará a estação especial, assim como nossos clientes anteriores. Essa é a primeira vez que dois clientes voarão juntos, e a primeira missão turística à ISS em uma década! Bem vindo ao espaço, Yusaku!”
Ao longo de sua história, além do bilionário japonês, sete civis viajaram à ISS. Mas essa não será sua única empreitada na “fronteira final”: em 2023, ele também participará da missão “dearMoon”, que o levará à Lua a bordo de uma nave Starship, em desenvolvimento pela SpaceX, a empresa liderada por Elon Musk.
Essa missão, aliás, já rendeu dor de cabeça ao bilionário japonês: ele chegou a afirmar, em 2018, que procurava uma namorada para acompanhá-lo em sua viagem, batizando-a de “Amantes da Lua Cheia”.
Após receber mais de 27 mil propostas, porém, ele voltou atrás na ideia, sem explicar o motivo: “Eu entendo que desapontei muita gente — assinantes e toda equipe técnica da AbemaTV que esteve envolvida na produção. Peço desculpas a todos por minhas ações descabidas. Estou arrependido, do fundo do meu coração”, disse ele na época.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!