Em meio à CPI da Covid-19 que está investigando as ações e omissões atribuídas ao governo federal na gestão da pandemia no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou, na última quarta-feira (12), o lançamento de um portal na internet para acompanhamento da vacinação no país.

Chamado “Portal Brasil #PátriaVacinada”, o site tem o objetivo de disponibilizar aos brasileiros um ambiente web com informações atualizadas sobre a distribuição e a aplicação de doses dos imunizantes em todos os estados e no Distrito Federal.

O número de doses de vacina distribuídas pelo país é atualizado em tempo real no site. / Imagem: Divulgação Ministério de Saúde

De acordo com informações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o portal é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Presidência da República, e é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia.

O lançamento aconteceu em evento da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.

publicidade

“Cabe ao órgão as ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e o Distrito Federal, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19”, explicou Marcelo Queiroga, ministro da Saúde.

Leia mais:

Novo portal é reformulação do antigo site Coronavírus

Entre as ações mencionadas por Queiroga está a reformulação do antigo site Coronavírus, que originou o Portal Brasil #PátriaVacinada. Segundo o Serpro, entre os dados disponibilizados no portal estão o número de doses distribuídas aos estados e municípios, a quantidade de pessoas que já foram imunizadas (tanto com a primeira dose quanto com a segunda) e, ainda, a expectativa de distribuição de vacinas para os próximos meses.

Além disso, também é possível consultar as medidas que devem ser adotadas para prevenir a Covid-19, o número de leitos autorizados e medicamentos hospitalares enviados pelo país e a relação de imunizantes adotados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Portal será constantemente atualizado pelos técnicos do Ministério da Saúde com base nas informações repassadas pelos estados e municípios. Além do número de doses de vacinas adquiridas e aplicadas, o portal traz, ainda, informações dos valores despendidos pelo Governo Federal com a ação, status das vacinas que estarão disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), cronograma detalhado das entregas e, também, um quadro comparativo da evolução de vacinados no Brasil e no mundo”, informa o Serpro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!