O Brasil viu o ritmo da vacinação contra a Covid-19 cair pela metade em apenas duas semanas. A média de vacinados que antes era de 995 mil agora passou a ser de 429 mil e o país que era o quarto que mais vacinava por dia passou a ser o oitavo.

Com a queda de 57%, o Brasil foi ultrapassado por Alemanha, Reino Unido, França e Itália no número de doses diárias aplicadas. O ranking é liderado pela China, com quase 10 milhões de aplicações diárias. As informações são do projeto “Our World in Data” da Universidade de Oxford.

publicidade

Ritmo vacinação no Brasil

A redução no ritmo de vacinação já era esperada após os governos estaduais relataram a falta de doses da Coronavac. O Instituto Butantan também está tento dificuldades para manter a produção do imunizante com a falta de insumos da China, que estão sofrendo atrasos na entrega.

Além da falta da Coronavac, doses compradas da Sputnik V foram negadas pela Anvisa. O governo esperava conseguir o imunizante para ampliar a vacinação no Brasil. A agência também negou um pedido para importação de 20 milhões de doses da Covaxin, que viria da Índia no fim de março.

publicidade

Leia também:

Apesar do ritmo lento atual de doses diárias, o Brasil é o quinto país em número total de vacinação, atrás apenas de China, EUA, Índia e Reino Unido. Em coletiva de imprensa, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, comentou o atraso na entrega dos insumos.

publicidade

“Na reunião diária do dia de hoje com o embaixador Chinês essa autorização não vai se cumprir. A qualquer momento, aguardamos essa confirmação, mas até o momento, a liberação não irá ocorrer”, explicou falando que o produto segue bloqueado na China.

“O embaixador [da China no Brasil] me disse que vai voltar a falar amanhã com a chancelaria chinesa em Pequim, renovando o apelo para haja a liberação dos insumos que estão prontos, são 10 mil litros de insumos para a produção de aproximadamente de 18 milhões de doses contra a covid-19, a CoronaVac”, completou o governador João Doria.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!