MWC 2021: Samsung e Lenovo confirmam que não irão ao evento presencial

Ambas as fabricantes informaram que participarão de forma remota a fim de preservar a saúde e segurança de seus expositores
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 13/05/2021 15h02
mwc-2021
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A edição de Barcelona da MWC 2021 ainda está programada para junho, mas a Samsung e a Lenovo já informaram que não participarão do evento em caráter presencial. Segundo comunicados de ambas empresas, obtidos respectivamente pela Reuters e pelo The Verge, as fabricantes optaram por não comparecerem ao local a fim de preservar a saúde e segurança de seus expositores frente à pandemia da Covid-19.

Vale lembrar, porém, que a MWC 2021 ainda contará com ambas as empresas em caráter remoto, ainda que nenhuma delas tenha detalhado como isso será feito ou mesmo o que elas pretendem exibir. Outros eventos, como a E3 2021 e a Game Developers Conference (GDC) também devem ser conduzidos de forma remota.

Leia mais:

A MWC 2021 contará com a Samsung apenas em caráter remoto. A Lenovo também fez anúncio similar
Samsung confirmou: sua participação na MWC deste será em caráter remoto. Evento quer realização presencial apesar dos riscos da pandemia. Imagem: Mahony/Shutterstock

A MWC (ou “Mobile World Congress”) 2021 é anualmente realizada em três ocasiões, cada uma em uma cidade: embora a edição de Barcelona seja a mais conhecida e, normalmente, aquela em que todos pensam quando ouvem o nome do evento.

A GSMA, que comanda sua produção, também estendeu a marca para Xangai (China) e Los Angeles (EUA). O evento é a principal reunião de empresas de tecnologia que atuam no mercado mobile, como fabricantes de smartphones, desenvolvedores de apps e outros recursos.

No ano de 2020, a MWC foi um dos primeiros eventos a sofrerem com a pandemia da Covid-19. Com o novo coronavírus se espalhando pelo mundo, o evento programado para o primeiro trimestre do ano passado sofreu diversos reagendamentos, até ser terminantemente cancelado após vários fabricantes anteriormente confirmados removerem seu apoio em virtude da preservação da saúde dos funcionários.

Para a edição de 2021, a MWC segue brigando para realizar um evento presencial, prometendo seguir protocolos avançados de controle sanitário, testagem no local e público reduzido – ainda que, com exceção dos EUA, diversos outros países de origem de algumas das empresas participantes estejam enfrentando dificuldades em campanhas de vacinação.

Segundo o mapa da Covid-19 atualizado pelo Google, a região da Catalunha – onde fica a cidade de Barcelona – registrou 597.957 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 14.409 mortes.

“A saúde e segurança de nossos funcionários, parceiros e clientes é a nossa maior prioridade, então tomamos a decisão de nos retirarmos da exibição presencial deste ano do Mobile World Congress”, disse a Samsung, via e-mail. Ao The Verge, a Lenovo disse ter informado ao grupo GSM que atenderia à ocasião remotamente na última sexta-feira (7).

Vale lembrar que diversas empresas já optaram por não participarem da edição deste ano da feira, remotamente ou não, tais como Sony, Oracle, Ericsson e Nokia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital