A cidade de Serrana, no interior de São Paulo, passou por um processo de vacinação em massa contra a Covid-19 e teve mais de 97% da população imunizada. Agora, os resultados começam a aparecer e o município viu uma queda drástica nas mortes pela doença.

O município foi o escolhido para a realização do Projeto S, que visa avaliar a eficiência da vacina CoronaVac no mundo real. O Butantan pretende determinar se o imunizante é capaz de diminuir a transmissão da Covid-19.

Serrana e a Covid-19

Mais do que os índices de proteção ao indivíduo que se vacina, o estudo pretende analisar o resultado em uma escala municipal, permitindo acompanhar se a distribuição da CoronaVac tem impacto claro na transmissibilidade do vírus, na pressão sobre o sistema de saúde de Serrana e até mesmo se há um efeito claro na retomada da economia da região.

No caso, os números mais impressionantes em Serrana está nas mortes por Covid-19, a queda foi de 85,7% nos 10 primeiros dias de maio em comparação ao mesmo período de março. Isso mostra que a vacina está sendo efetiva em seu principal papel: evitar mortes e casos graves.

publicidade

Leia também: 

Em março, a imunização ainda não estava completa já que muitos moradores não tinham sido vacinados e o tempo que o imunizante leva para fazer efeito não tinha passado. Agora, os números começam a aparecer. No entanto, os resultados oficiais serão divulgados no dia 30 de maio.

Mesmo com os números iniciais, Gustavo Jardim Volpe, um dos médicos que fazem parte do projeto, afirma que os dados sobre o combate contra a Covid-19 em Serrana ainda não estão consolidados. “Um estudo clínico precisa de dados consolidados. Cada evento no estudo demanda uma análise de muitas variáveis em cadeias de informação. Isso demanda tempo e rigor”, explica ao Metrópoles.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!