A relação política turbulenta entre Japão e Coreia do Sul remonta aos tempos da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), mas, ao que parece, a inimizade chegando ao universo dos mangás e animes. Isso porque a imprensa sul-coreana junto com a chinesa está atacando de forma severa a franquia ‘Attack On Titan‘ (‘Shingeki no Kyojin’), afirmando que a obra de Hajime Isayama “glorifica crimes de guerra” e “defende o Holocausto”.

Em um programa de televisão sul-coreano do canal JTBC, o último capítulo do mangá – publicado na Revista Bessatsu Shonen em 9 de abril – foi discutido. Em determinado momento, opiniões dos fãs sobre a história de Eren Jaeger e Reiner Braun foram exibidas e, em seguida, lidas pelos apresentadores – POSSÍVEIS REFERÊNCIA A SPOILERS ABAIXO, CUIDADO:

“Não posso simpatizar com a obra e com esse tipo de final. O conteúdo fez com que o herói se tornasse um vilão ao assassinar boa parte da humanidade com o objetivo de “trazer a paz”. A obra glorifica crimes de guerra crimes e imperialismo. E no capítulo final, ‘Attack On Titan’ ainda fez um pedido de desculpas pelos massacres, glorificando-os”, diz um dos comentários destacados.

ATTACK ON TITAN
Imagem promocional da terceira temporada de ‘Attack On Titan’. Imagem: WIT/Divulgação

Outras opiniões conectaram o fim do enredo de ‘Attack On Titan’ com a história do passado do Japão na Segunda Guerra Mundial, comparando-o com o massacre feito durante o Holocausto Asiático e outros crimes de guerra japoneses.

publicidade

“Concordar [com o anime e o mangá] não é diferente de defender o Holocausto, e mais, acho que elogia a ação. O fim é completamente de Direita, não me surpreende. Duas bombas nucleares não foram suficientes para fazê-los mudar de ideia”, destaca outro comentário sul-coreano.

E, aparentemente, a obra de Isayama também está sendo criticada negativamente na China. Alguns comentários de fãs do país, que também apareceram no programa do canal JTBC, associaram a personagem Mikasa Ackerman ao navio de guerra “Mikasa” – couraçado utilizado no conflito por territórios chineses entre o Império do Japão e o Império Russo, em 1904 e 1905.

attack on titan
Eren Jaeger e a equipe do Reconhecimento em ‘Attack On Titan’. Imagem: WIT Studio/Divulgação

Lançado em 2009, o mangá de ‘Attack On Titan’ retrata a batalha entre os últimos remanescentes de humanidade, que vivem cercados por enormes muralhas, além dos Titãs gigantes e carnívoros que vagueiam pelo mundo exterior. A série inicialmente gira em torno de Erean Jaeger, sua irmã adotiva Mikasa Ackerman e seu amigo de infância Armin Arlet, que se juntam aos militares depois que a cidade deles é invadida pelas criaturas e a mãe do protagonista é devorada.

Posteriormente, a história muda o foco, concentrando-se em outros personagens e na revelação da verdade sobre os Titãs. A adaptação em anime da história, que teve início em 2013, entrou em sua temporada final recentemente. De acordo com a plataforma de streaming Funimation, que é uma das janelas de distribuição da série em diversos países, novos episódios da conclusão chegarão no primeiro trimestre de 2022.

Leia mais:

Fontes: Yahoo e Polygon

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!