Um dos eventos mais tradicionais da região sul do Brasil é a Oktoberfest, que acontece em diversos pontos dos estados do Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). Neste ano, devido à pandemia, a Oktoberfest Santa Cruz, considerada a maior festa alemã do RS, acontecerá de forma virtual. O objetivo é, da melhor maneira possível, manter vivas as tradições sulistas com boa música, danças típicas e gastronomia, sem colocar a saúde de ninguém em risco.

Assim surgiu a ideia da 1ª Oktoberfest Digital, promovida pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), com financiamento da Secretaria da Cultura do Estado, via Pró-Cultura RS, e patrocínio da Stock Med.
O evento, que será totalmente on-line, ocorre a partir desta quarta-feira (19), das 20h às 22h, com edição também nos dias 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de maio, pelos perfis do Facebook e canal do YouTube da festa.
Na primeira noite de apresentações, que terá a animação da Banda Munich, o destaque fica por conta da participação da tradicional família de bonecos da Oktoberfest, o casal Fritz e Frida e seu filhos, Max e Milli. Segundo o jornal Folha do Mate, os bonecos são símbolo da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul há mais de 30 anos e considerados o retrato da alegria da festa, atraindo a atenção de adultos e crianças.
Criados na 4ª edição do evento, o casal Fritz e Frida nasceu em 1987. Em 2003, durante a 19ª edição, o grupo aumentou, com o “nascimento” dos filhos Max e Milli, representando a união da família germânica. Agora, os bonecos se preparam para participar da primeira edição da Oktoberfest Digital, com o objetivo de vivenciar o momento em família, mesmo fora de época. Afinal, originalmente, as festividades acontecem em outubro.
História da Oktoberfest
Em alemão, “Oktober” significa outubro, e “Fest”, festa ou festival. A tradição começou há cerca de 200 anos, em 1810, em Munique, na Alemanha, quando uma corrida de cavalos comemorou o casamento do então príncipe e mais tarde rei Ludwig (ou Luís) I, da Baviera, com a princesa Therese (ou Tereza), da Saxônia.
No Brasil, os eventos ocorrem em Marechal Cândido Rondon e Rolândia (PR), em Igrejinha, Santa Cruz do Sul e São Lourenço do Sul (RS), e em Itapiranga (SC), além da maior e mais famosa das edições brasileiras: a Oktoberfest Blumenau (SC).

Mesmo de forma virtual, “o público pode esperar muita animação e atrações variadas, valorizando a herança cultural alemã”, garante o presidente da Assemp, Fábio Costa de Borba. “E o melhor, tudo isso no conforto de casa, com segurança e perto da família”, ressalta.
Confira a programação completa da Oktoberfest abaixo:
19 de maio (quarta-feira):
- 20h – 22h – Abertura Oficial com intervenção artística – Banda Munich
20 de maio (quinta-feira):
- 20h – 22h – Jogos Germânicos/Intervenção Artística/Banda Feliz em Festa
21 de maio (sexta-feira):
- 20h – 22h – Grupo de Dança – Oktobertanz/Banda Ghermania/Banda Scala
22 de maio (sábado):
- 20h – 22h – Dia da Maturidade Ativa – Baile Virtual/Banda Nowa/Intervenção Artística
26 de maio (quarta-feira):
- 20h – 22h – Grupo de Dança – C.C 25 de Julho/Banda Som Livre/Banda Magia
27 de maio (quinta-feira):
- 20h – 22h – Oficina de Gastronomia – Mesa Agroindústria/Banda Heilige
28 de maio (sexta-feira):
- 20h – 22h – Banda Os Colonos/Banda Santa Cruz/Intervenção Artística
29 de maio (sábado):
- 20h – 22h – Encerramento Oficial com Intervenção Artística – Banda Estrela de Ouro.
Oktoberfest Blumenau ainda não tem definição de formato
O site oficial da Oktoberfest Blumenau ainda não apresenta informações precisas sobre o evento deste ano. Em 2020, por causa da pandemia, o evento foi cancelado, causando grande impacto econômico, afinal, a festa movimenta R$ 240 milhões na cidade e leva à geração de cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos. Isso sem falar em termos de cultura e tradição popular. Porém, sem perspectivas de vacina, na época, nem tratamento eficaz para a Covid-19, não havia outra saída se não o cancelamento.

Para a edição de 2021, prevista para acontecer entre os dias 6 e 24 de outubro, já existe um cronômetro digital em contagem regressiva no site, mas nenhuma informação quanto à programação ou venda de ingressos, nem se será presencial ou on-line.
Leia mais:
- Google I/O 2021: WearOS se funde ao Tizen, da Samsung
- Google I/O 2021: primeiro beta do Android 12 já está disponível
- Google abre I/O com ópera produzida por aprendizado de máquina
A Oktoberfest Blumenau acontece no Parque Vila Germânica, que possui a capacidade máxima simultânea de 40,7 mil pessoas. Em 2019, última edição do evento, o público total da festa foi em torno de 576,5 mil visitantes.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!