O Google anunciou nesta terça-feira (18), durante o evento para desenvolvedores Google I/O 2021, o lançamento da primeira versão beta de seu sistema operacional Android 12.

Além de mudanças na interface, com uma linguagem de design mais “amigável” e personalizada, o sistema também traz novidades na privacidade e usabilidade.

publicidade

Partes do sistema como o painel de notificações foram redesenhadas para que sejam mais intuitivas, mostrando de uma só vez notificações pendentes, controle de mídia que você esteja ouvindo ou assistindo e botões para ajustes rápidos.

Leia mais:

O espaço de ajustes rápidos foi redesenhado para acomodar também funções relacionadas ao Google Pay e ao controle de aparelhos domésticos. E o acesso ao Google Assistente terá um atalho padronizado: basta segurar o botão liga/desliga. Assim, fabricantes não terão que incluir um botão extra em um aparelho, como acontece hoje, só para dar acesso a essa função.

Assim como no iOS, o Android 12 trará mais detalhes sobre como os apps estão usando seus dados, e permitirá aos usuários escolher quais informações poderão ser acessadas.

Um indicador no canto superior direito da tela surgirá sempre que um app estiver usando a câmera ou microfone, e é possível impedir que todo o sistema use estes sensores, se desejado.

Exemplo do Painel de Privacidade no Android 12. Imagem: Google

Outra novidade é a possibilidade de compartilhar com um app uma localização aproximada, em vez de sua localização exata. O Google cita como exemplo um app de previsão do tempo, que não precisa saber em que rua você está para lhe dar informações precisas.

A primeira versão beta do Android 12 estará disponível ainda nesta terça-feira (18), em aparelhos Google Pixel e de outros 10 fabricantes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!