Qualcomm lança processador Snapdragon 778G, com funções topo de linha para smartphones intermediários

Novo chipset conta com alguns recursos de imagem e som emprestados do Snapdragon 888, o “maioral” da empresa atualmente
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 19/05/2021 16h51, atualizada em 20/05/2021 10h08
Imagem mostra um smartphones com a logomarca do processador Snapdragon, da Qualcomm, na tela
Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Qualcomm lançou nesta quarta-feira (19) o novo processador Snapdragon 778G, que introduz funções topo de linha para smartphones intermediários. O novo chipset deve começar a aparecer em aparelhos lançados por fabricantes como Honor, iQOO, Motorola, Oppo, Realme e Xiaomi, para citar alguns, nos próximos meses.

O que torna o Snapdragon 778G um modelo mais interessante é o fato de ele pegar emprestados alguns recursos de seu irmão mais velho, o Snapdragon 888 – atualmente, o processador mais “parrudo” da fabricante americana e componente de escolha para alguns smartphones topo de linha, como o Galaxy S21, da Samsung.

Leia também

Banner do processador Snapdragon 778G, da Qualcomm. Novo processador foi lançado pela empresa em 19/5
Novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 778G promete levar algumas funções de aparelhos topo de linha para smartphones intermediários. Imagem: Qualcomm/Divulgação

Segundo a Qualcomm, o 778G traz três processadores de sinal e imagem (ou, na sigla em inglês, ISPs), um recurso presente no modelo 888 e também no Snapdragon 780G. Essa tecnologia permite, basicamente, que você capture imagens e vídeos de três câmeras ao mesmo tempo.

Para entender melhor, pense no modo “Visão do Diretor” do já citado Galaxy S21. A grosso modo, você consegue trocar a lente priorizada na gravação em tempo real, permitindo perspectivas exclusivas em seu vídeo.

Para os entusiastas da fotografia, o 778G também traz suporte a sensores HDR presentes em câmeras de 50 megapixels ou mais, como é o caso de smartphones ainda não anunciados formalmente como o Honor 50 Pro Plus e o Oppo Reno6 5G – ambos com essa capacidade em suas lentes principais.

Finalmente, o novo processador conta com aprimoramentos de GPU que o tornam mais amigável aos jogos mobile, supressão de ruídos durante chamadas e correção de imagens durante videochamadas. Ah, sim, ele também suporta Wi-Fi 6 e redes 5G tanto na tecnologia mmWave quanto sub-6 GHz, os dois padrões atualmente disponíveis no mercado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital