Kentaro Miura, lendário autor da série de mangás ‘Berserk’, faleceu em decorrência de problemas no coração. De acordo com a editora Hakusensha, responsável pela publicação da série, a morte ocorreu no dia 6 de maio, mas o anúncio só foi feito na madrugada desta quinta-feira (20).

“O Dr. Kentaro Miura, autor de ‘Berserk’, faleceu em 6 de maio de 2021 devido a uma dissecção aguda da aorta. Gostaríamos de expressar nosso maior respeito e gratidão à arte do Dr. Miura e orar por sua alma”, diz a nota, divulgada no site da editora, pelo Twitter oficial da franquia e pelas redes sociais da revista Young Animal, que veiculava o título.

“A notícia do falecimento repentino de Miura deixou o departamento editorial da Young Animal em profunda tristeza”, escreveu a publicação em comunicado oficial à imprensa. O depoimento ainda lembrou como o autor se reunia com as equipes responsáveis pela história do guerreiro Guts e falava com alegria sobre animes e filmes que amava “com um sorriso no rosto”. “Nunca o vimos com raiva”, continuou a nota, acrescentando que ele sempre se “divertia como um garotinho”.

Nascido em Chiba, cerca de 40 quilômetros a sudeste de Tóquio, Miura começou a escrever sua primeira obra logo cedo, aos 10 anos, em 1976. O autor era conhecido, principalmente, pelo estilo de arte repleto de violência gráfica, conteúdo sexual e desenhos detalhados, algo que o fez ser aclamado pela comunidade mangaká no geral e por artistas de todo o mundo.

publicidade
O mangaká Kentaro Miura. Imagem: Junichi Saji/Cortesia da Hakusensha
O mangaká Kentaro Miura. Imagem: Junichi Saji/Cortesia da Hakusensha

O trabalho mais famoso de Miura, ‘Berserk’, foi lançado em 1989, e é reconhecido mundialmente como revolucionário dentro da cultura pop, além de ser um dos mangás mais vendidos de todos os tempos. Inclusive, a obra continua sendo lançada até hoje, em capítulos não-periódicos – sem contar que o mangá de fantasia sombria gerou um anime para TV, filmes, videogames e inúmeros produtos.

Situada em um mundo de fantasia sombria inspirado na Europa medieval, a trama gira em torno do solitário Guts, um ex-mercenário e agora um espadachim amaldiçoado que é forçado a vagar sem descanso para sobreviver e buscar vingança. A história também foca em Griffith, o líder de um bando de mercenários, chamado de “Bando do Falcão”.

‘Berserk’ aborda de forma íntima, porém objetiva, temas de isolamento, traição, a ilusão do livre-arbítrio, autopreservação, e a questão da humanidade ser fundamentalmente boa ou má, explorando o melhor e o pior lado da natureza humana.

Morre Kentaro Miura, autor do mangá Berserk, aos 54 anos. Imagem: Reprodução/Cortesia da Hakusensha
‘Berserk’ conta a história de Guts, um ex-mercenário e espadachim amaldiçoado, forçado a vagar sem descanso para sobreviver e buscar vingança. Imagem: Reprodução/Cortesia da Hakusensha

Kentaro Miura foi homenageado em 2002 por ‘Berserk’ no prestigioso prêmio cultural japonês Osamu Tezuka. Os 40 volumes publicados até o momento venderam mais de 50 milhões de exemplares em 15 países.

Leia mais:

Fontes: Kotaku e CNET

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!