Sim, serviços de streaming são capazes de emitir CO2. De acordo com pesquisadores do The Shift Project, a reprodução de vídeos online pelo mundo é responsável pela emissão de mais de 300 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, representando 1% do valor anual completo.

Pensando nisso, a plataforma Just Watch lançou uma calculadora de emissão de dióxido de carbono. Agora, é possível, com base no seu histórico de exibição da Netflix, obter o número exato de CO2 que você expeliu na atmosfera.

publicidade

Para utilizá-la, você deverá baixar em CVS o seu histórico da Netflix e subir na plataforma do Just Watch.

Utilizei o meu histórico para o teste, e, segundo os resultados, no último ano fui responsável por contribuir pela emissão de 129,5 lb de CO2, ou 58,74kg. Após obter o resultado, a ferramenta também mostra um comparativo da sua carga com outras atividades rotineiras:

publicidade

Segundo a minha quantidade, o mesmo percentual pode ser obtido por assistir mais de 667 horas na televisão, usar o celular por mais de 226 horas, cozinhar mais de 117 bifes, fazer mais de 2.600 torradas, entre outros.

E finalizando, o usuário ainda recebe orientações para diminuir o seu número. As minhas foram bem claras:

publicidade

Eu devo optar por mais fontes de energia renováveis e também pedir para que a Netflix também faça o mesmo.

Faça o seu teste aqui, e confira os resultados.

publicidade

Leia mais:

Netflix já se pronunciou a respeito da emissão de CO2

Considerando a onda de sustentabilidade adotadas em outras grandes bigtechs, a Netflix passou a divulgar seu plano “Emissão Zero + Natureza”

De acordo com a empresa, até o fim de 2022, a estratégia adotada será a de zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa, que serão alcançadas com a redução de emissões internas “no patamar de 1,5 ºC alinhados à ciência do clima e, então, investiremos em projetos externos ao redor do mundo que removem carbono da atmosfera, como a proteção de florestas, inclusive as subaquáticas”.

Além disso, a Netflix também pretende financiar projetos que ajudem a preservar a capacidade da natureza de armazenar CO2.

A companhia emitiu mais de 1 tonelada em dióxido de carbono na atmosfera.

Com informações do Just Watch e NetZero + Nature.