Em apoio à iniciativa Dream Big Alabama e ao Festival de Ciência Huntsville, a Blue Origin, companhia aeroespacial fundada por Jeff Bezos, fundador da Amazon, enviou ossos de dinossauros ao espaço. As peças do passado foram enviadas para o Clube do Futuro da empresa. A Dream Big é a organização sem fins lucrativos da companhia.

Os ossos decolaram no dia 15 de abril, no último voo teste, antes do planejamento da Blue Origin para voos comerciais no veículo de lançamento suborbital New Shepard. Os fragmentos fósseis enviados ao espaço tem entre 65 e 70 milhões de anos.

publicidade

Leia mais:

“Os ossos de dinossauros são de um ‘dromeossaurídeos’ da família raptor – provavelmente um dromeossauro”, explicou Joe Iacuzzo, fundador do Festival de Ciência Huntsville e ex-editor e desenvolvedor de conteúdo do Instituto Jurassic Park, da Universal Pictures.

Segundo ele, os dinossauros em questão pareciam pássaros. Emplumados, os bichos eram carnívoros e tinham cerca de 2 metros de comprimento e pouco mais de 60 centímetros de altura na cintura, com garras em cada pé capazes de cortar as presas. A família Dromaeosauridae ficou famosa na cultura pop por aparecer em vários filmes, incluindo a franquia ‘Jurassic Park’.

As peças, quase 200, couberam dentro de um frasco de 10 centímetros e foram lançadas a 105 quilômetros de altitude, cinco quilômetros acima do limite entre a Terra e o espaço. Eles ficaram no ar por pouco mais de 10 minutos, embalados junto a mais de 25 mil cartões-postais para membros do Clube do Futuro e um manequim de teste usado para coletar dados sobre a experiência do passageiro.

“Infelizmente para os dinossauros, foi um asteroide caindo do espaço que ajudou a causar sua extinção. Enviar este dinossauro para o espaço parece um cutucão adequado para aquele asteroide!”, brincou Iacuzzo. Os fósseis foram encontrados em terras particulares, na formação Hell Creek, Dakota do Sul.

De volta do espaço, os pequenos fragmentos de fósseis vão ser dados a membros do Clube do Futuro e museus dos Estados Unidos. Eles também serão exibidos no festival de ciência, que deve acontecer entre 24 e 30 de outubro. Outra parte ficará disponível para quem se interessar em patrocinar o festival.

Ossos dinossauro Blue Origin
Um dos pedaços de ossos de dinossauros enviados ao espaço pela Blue Origin. Imagem: Blue Origin/Divulgação

Via: Collect Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!