O helicóptero Ingenuity superou todas as expectativas e segue “firme e forte” na superfície de Marte. Originalmente projetado para realizar cinco voos, as boas condições da aeronave permitiram aos engenheiros da Nasa planejar uma missão, que será realizada em breve.

Segundo o engenheiro-chefe Bob Balaram, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, “já conseguimos reunir todos os dados de desempenho de voo que originalmente viemos aqui para coletar […] Esta nova demonstração de operações nos dá a oportunidade de expandir ainda mais nosso conhecimento sobre máquinas voadoras em outros planetas”.

Leia mais:

“Como o Ingenuity permanece em excelentes condições, planejamos usá-lo em benefício de plataformas aéreas futuras, ao mesmo tempo em que priorizamos e avançamos os objetivos científicos de curto prazo do rover Perseverance”, disse.

publicidade

O propósito original do Ingenuity era apenas provar que uma aeronave a rotor poderia voar na atmosfera rarefeita de Marte. Mas com uma “demonstração de operações” a Nasa indica que está começando a pensar em formas como a aeronave, e suas descendentes, poderão colaborar com expedições futuras.

Ingenuity no solo marciano, em foto feita pelo rover Perseverance. Imagem: Nasa/JPL
Ingenuity no solo marciano, em foto feita pelo rover Perseverance. Imagem: Nasa/JPL

Durante o sexto voo, o Ingenuity subirá a 10 metros de altura, seguirá para o sudoeste por cerca de 150 metros, tirará fotos a cores da região e pousará em um novo local conhecido como “Campo C”.

O helicóptero também tentará quebrar seu atual recorde de velocidade, voando a 14,4 Km por hora. Esta será a primeira vez que ele irá pousar em um local que não inspecionou antes. Em vez de dados próprios, o Ingenuity usará dados obtidos pela câmera HiRISE no satélite marciano Mars Reconnaissance Orbiter para encontrar um local para pousar. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!