Minissérie 'Tech On Avengers' chega ao mercado norte-americano em agosto de 2021. Crédito: Marvel/Divulgação
Já tendo, em outros momentos, apostado em adaptações de seus personagens para o mercado japonês, a Marvel tem feito o caminho inverso e levado elementos da cultura pop japonesa para seus quadrinhos. A editora, em parceria com a Bandai, anunciou uma nova série dos Vingadores inspirada nos tokusatsu: ‘Tech-On Avengers’. Programado para agosto nos EUA, o título tem roteiro de Jim Zub e arte de Jeff Cruz.
Leia mais:
Aliás, um tokusatsu, para quem não está familiarizado com o termo, é nome de um gênero amplo de produções japonesas que envolvem efeitos especiais. Nesse balaio entram filmes e séries variadas, que têm subgêneros dentro no que se convencionou chamar de tokusatsu. De ‘Godzilla’ a ‘Ultraman’, passando por ‘Kamen Raider’ e ‘Changeman’, muita coisa se enquadra nesse filão.
A minissérie dos Vingadores em seis edições não é a primeira da Marvel a buscar influências no universo tokusatsu. Em 2017, por exemplo, a editora publicou a minissérie Monsters: Unleashed! (ou ‘Monstros à Solta!’, como foi chamada no Brasil), que colocou os heróis enfrentando criaturas gigantes à la Godzilla. Ainda nos anos 2000, a editora fez outro aceno ao Japão, com uma linha de quadrinhos chamada Mangaverse, inspirada nos quadrinhos japoneses, os mangás.
De acordo com a sinopse de ‘Tech-On Avengers’ divulgada pela Marvel, o Caveira Vermelha, tradicional inimigo do Capitão América, consegue eliminar os superpoderes dos Vingadores. Os integrantes da equipe, então, recorrem a uma tecnologia experimental desenvolvida por Tony Stark/Homem de Ferro, capaz de ampliar os poderes dos heróis a partir de uniformes especiais.
Aparentemente, todos eles devem acabar por ganhar um uniforme tecnológico ao estilo do Homem de Ferro, já que a sinopse também se refere ao grupo como Vingadores de Ferro. E é nessa parte que a parceria com a Bandai se faz mais clara, já que foi anunciada também uma linha de action figures da S.H.Figuarts, cujos detalhes devem ser anunciados em junho.
Um dos mais populares heróis da Marvel, o Homem-Aranha foi a primeira aposta da editora ao tentar embarcar no mercado japonês, em que os comics norte-americanos não têm muito espaço. Na década de 1970 a editora chegou lançar um mangá do herói aracnídeo na visão do mangaká Ryoichi Ikegami (de ‘Mai, a Garota Sensitiva’), que durou poucos números.
Outra abordagem curiosa do herói foi a série tokusatsu exibida entre 1978 e 1979 no Japão, com uma versão do Homem-Aranha com direito até a robô gigante próprio. A inusitada produção, a propósito, foi tema de um dos episódios da série documental ‘Marvel 616’, disponível na Disney+. Confira o trailer:
Via: Bleeding Cool
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de maio de 2021 19:03