A Justiça da Noruega condenou a Tesla por limitar a velocidade de carregamento e a capacidade da bateria dos carros elétricos por meio de uma atualização de software. A menos que apele, a montadora terá que pagar kr$ 136 mil (cerca de R$ 85 mil) para cada um dos milhares de proprietários afetados no país. A multa pode ser ainda maior, já que outros esforços legais semelhantes estão em andamento em outras nações.

Em 2019, vários proprietários noruegueses de Models S e X – os topos de linha da marca – relataram quedas significativas entre 19 e 50 km no alcance após atualizações de software. Coincidentemente, todos os carros envolvidos no incidente são modelos lançados entre 2014 e 2016, e já foram descontinuados da linha de produção.

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Tesla Model S. Imagem: EpicStockMedia / Shutterstock.com
Tesla Model S. Imagem: EpicStockMedia / Shutterstock.com

Ao site Electrek, um dos proprietários lesados que entraram na Justiça contra a Tesla, David Rasmussen, afirmou que teve uma das “quedas mais severas” de alcance. “Meu Model S de 2014 tinha autonomia de quase 400 km até 13 de maio. Agora, após a atualização, ele só carrega 249 km. É uma queda de cerca de 40%”, explicou.

Além da perda de alcance, a taxa de carregamento rápido nas estações Supercharger do país também foi reduzida. De acordo com vários relatos vindos de proprietários, as sessões de carregamento estão “muito mais lentas”.

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A Tesla, em nota, disse que o objetivo da atualização é “proteger a bateria e melhorar a longevidade”, mas admitiu que isso resultou em uma perda de alcance para apenas “uma pequena porcentagem dos proprietários”.

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Nervosos e confusos por conta da atualização e da falta de informações sobre a necessidade repentina de “proteger a bateria”, os donos noruegueses de Teslas entraram na Justiça contra a montadora. Um dos processos judiciais, feito em conjunto entre várias pessoas, foi ganho em primeira instância e cerca de 30 motoristas serão indenizados, cada um, com kr$ 136 mil.

A Tesla pode apelar da decisão do tribunal e levar o caso para uma segunda instância. Porém, até o momento, a marca de Elon Musk não respondeu ao processo – e tem apenas algumas semanas para fazer isso.

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Ainda de acordo com o Electrek, pode haver mais de 10 mil proprietários de Teslas afetados pela atualização apenas na Noruega, o que pode tornar a multa bastante cara para a montadora. E, mais importante, também pode definir o tom para vários outros processos semelhantes, incluindo na China e nos Estados Unidos (EUA).

Fonte: Electrek

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