Uma imagem divulgada pela Nasa mostra o centro da Via Láctea cheio de energia e passando por um processo descrito como “violento” por um dos pesquisadores. A foto foi criada durante décadas de estudos para determinar o fluxo de energia que ocorre na galáxia.

Foto inédita divulgada pela Nasa mostra "processo violento" de energia no centro da Via Láctea
Imagem:Nasa

A pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society mostra um panorama com fotos do Observatório de raios-X Chandra da Nasa e do rádio telescópio MeerKAT na África do Sul.

publicidade

“A galáxia é como um ecossistema. Sabemos que os centros das galáxias são onde está a ação e desempenham um papel enorme em sua evolução”, explicou o astrônomo Daniel Wang, da Universidade de Massachusetts Amherst.

Eventos na Via Láctea

Segundo os pesquisadores, um dos destaques da foto é um fio de de raios-X conhecido como G0.17-0.41, que pode ser responsável pelo fluxo de energia na Via Láctea e responder a perguntas sobre a evolução do universo.

“Esta é a evidência de um evento de reconexão de campo magnético em andamento”, disse também Wang. “É um processo violento”, completou. “Tais eventos de reconexão são provavelmente comuns quando tubos de fluxo de campos magnéticos antiparalelos colidem e/ou se torcem”, descreve o artigo.

Leia também:

Esse tipo de evento na Via Láctea acontece quando campos magnéticos opostos precisam se unir e se combinar. A explosão dessa junção gera uma grande onda de energia.

As consequências desse fenômeno ainda são investigadas. Os pesquisadores acreditam que a descoberta seja apenas a “ponta do iceberg” para entender esses eventos que são comparados a erupções solares na nossa galáxia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!