O prazo para enviar a declaração de Imposto de Renda à Receita Federal se encerrou às 23h59 desta segunda-feira (31). Agora, quem perdeu pode fazer a entrega a partir das 8h desta terça-feira (1º), mas deverá ter que pagar uma multa.

Quem precisava fazer a declaração e não entregou pode ainda ter o CPF bloqueado, ficando impedido de financiar imóveis, móveis, comprar no crediário, fazer inscrições em faculdades e concursos. Para regularizar a situação, é necessário realizar o procedimento para enviar a declaração depois do prazo.

publicidade

Regularizar o Imposto de Renda após o prazo

A multa para quem perdeu o prazo do Imposto de Renda é de no mínimo R$ 165,74, para quem não tem imposto para pagar. Mas, aqueles que vão ter que pagar o imposto, a multa é de 1% ao mês devido, começando em maio e sendo de no máximo 20% do valor.

Leia mais:

publicidade

Para regularizar é necessário baixar o programa e enviar a declaração, após isso, o contribuinte vai receber a “notificação de lançamento de multa” e a Darf para pagar. O pagamento precisar ser realizado em até 30 dias.

O prazo que se encerra nesta segunda é apenas para a entrega do Imposto de Renda, eventuais erros na declaração podem ser corrigidos depois sem que haja o pagamento de multa. O contribuinte pode editar a declaração e reenviar os dados na “Declaração Retificadora” no programa da Receita. No entanto, o tipo de declaração não pode ser mudado. Ou seja, se você escolheu a Simples ou a Completa, não vai mais poder trocar.

publicidade

Se você está em dúvida de como obter o programa ou já está querendo se organizar para realizar a sua declaração, o Olhar Digital preparou uma matéria com as principais informações do Imposto de Renda Pessoa Física de 2021.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!