Nesta quarta-feira (2), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disse que chegaram ao Brasil os bancos de células e vírus para a produção do IFA (insumo farmacêutico ativo) de forma 100% nacional para a vacina AstraZeneca contra a Covid-19.

O avião com a matéria-prima aterrissou nesta manhã no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O insumo veio do laboratório Wuxi Biologics, na China, e logo foi encaminhado ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológico, em Manguinhos.

publicidade

Além disso, o material chegou após a assinatura do contrato de transferência de tecnologia, que formalizou um processo de compartilhamento de inovações pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford com a Fiocruz. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que já foram entregues pela parceria 47 milhões de doses.

No 2º semestre, Fiocruz prevê entrega de 100 milhões de doses de vacina Covid-19

Nesta quarta-feira (2), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional irá permitir a entrega de 50 milhões de doses da vacina contra Covid-19 ainda este ano. Conforme a fundação, foi firmado um novo acordo com a AstraZeneca para a importação do insumo para mais 50 milhões de doses, totalizando 100 milhões de doses a serem entregues no segundo semestre.

publicidade

“As 110 milhões foram uma estimativa com os dados que tínhamos antes mesmo de a vacina ser aprovada, antes de várias etapas terem acontecido e os problemas iniciais com o IFA”, explicou a presidente da fundação, Nísia Trindade reforçou que a Fiocruz trabalha para conseguir mais IFA e com isso, produzir mais vacinas.

Para saber mais, acesse a reportagem no Olhar Digital.

publicidade

Leia mais!

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

publicidade