A Nasa enviará duas missões a Vênus até o ano de 2030, o objetivo da agência é aprender mais sobre o segundo planeta mais próximo do Sol, além de descobrir como sua atmosfera se tornou tão hostil ao longo de sua história. O anúncio do planejamento foi feito pelo administrador da Nasa, Bill Nelson, durante um discurso nesta quarta-feira (2).

As missões terão os nomes de Davinci+ e Veritas. Para sua realização, foram selecionadas quatro naves espaciais da Nasa para a próxima rodada de missões de descoberta.

O nome Davinci+, além de lembrar o sobrenome do pintor e cientista Leonardo Da Vinci, é a sigla em inglês para Investigação de Gases Nobres, Química e Imagens da Atmosfera Profunda de Vênus. Essa missão deve mergulhar na atmosfera do planeta para estudar suas mudanças ao longo do tempo.

Nome de uma das missões faz menção ao pintor e cientista italiano Leonardo da Vinci. Crédito: Toda Matéria

Já Veritas, que significa verdade em latim, também é uma sigla, essa para Emissividade de Vênus, Rádio Ciência, InSAR (Radar Interferométrico de Abertura Sintética), Topografia e Espectroscopia. Nessa missão, a Nasa usará um radar para mapear a superfície de Vênus em detalhes a partir de sua órbita.

“Esperamos que essas missões aumentem nossa compreensão de como a Terra evoluiu e por que ela é habitável atualmente, enquanto outros planetas em nosso sistema solar não são”, disse Nelson durante seu discurso.

Importância das missões

Segundo o Space.com, a fala do administrador da Nasa faz referência à recente mudança de foco da agência nas mudanças climáticas conduzidas pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que assumiu o cargo em janeiro deste ano.

“A ciência planetária é crítica para responder às perguntas-chave que temos como humanos, como, estamos sozinhos? Que implicações além do nosso sistema solar essas duas missões poderiam mostrar? Isso é realmente empolgante”, declarou o administrador.

O orçamento para as missões ainda não foi divulgado, porém, por se tratarem de missões de descoberta, seus custos estão limitados a US$ 500 milhões (R$ 2,54 bilhões), excluindo os custos com o veículo de lançamento e as operações da missão. A previsão é que Davinci+ e Veritas sejam lançadas entre 2028 e 2030.