Samsung e AMD trabalham no desenvolvimento de novo processador gráfico móvel

Por Edson Kaique Lima, editado por Rafael Rigues 03/06/2021 09h59, atualizada em 04/06/2021 11h55
Samsung-2-1
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Samsung e a AMD estão trabalhando em colaboração para o desenvolvimento da tecnologia gráfica RDNA 2 para um novo processador gráfico (GPU) móvel. O objetivo da nova tecnologia é melhorar o desempenho da unidade de processamento gráfico nos smartphones Samsung.

O anúncio foi feito no último dia 2 de junho, durante a edição de 2021 da feira Computex Taipei, em Taiwan. Apesar de poucos detalhes sobre o chip em si terem sido divulgados, a AMD se refere ao componente como um “Exynos de próxima geração”.

Leia mais:

O que se sabe até o momento é que a nova GPU usará a arquitetura RDNA 2 da AMD, o que dará origem a recursos como ray-tracing e sombreamento de taxa variável. A partir daí, a AMD planeja instalar o chip nos principais dispositivos móveis da fabricante sul-coreana.

Disputa com a Qualcomm

De acordo com o portal TechXplore, as duas empresas têm o objetivo de acelerar a inovação gráfica no mercado de produtos móveis para obtenção de um desempenho global superior. Exynos, esta é a denominação usada para os processadores desenvolvidos pela própria da Samsung. Esses chips são usados pela marca em todos os mercados em que ela atua, com exceção dos Estados Unidos, onde são usados os Snapdragon da Qualcomm.

Apesar de os Exynos terem quase sempre sido considerados inferiores aos seus equivalentes da Qualcomm, a Samsung decidiu usá-los como alternativa ao Snapdragon no Galaxy S20, seu principal modelo de smartphone, dentro de seu mercado doméstico, a Coreia do Sul.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital