doses vacinas
Os imunizantes contra a Covid-19 possuem um prazo para serem aplicados após terem suas embalagens abertas. No entanto, mesmo com as equipes calculando quantas unidades são necessárias para atender a demanda do dia, é comum que algumas doses acabem sobrando.
Os estados e municípios possuem autonomia para realizar a vacinação e também é deles a responsabilidade de decidir como as vacinas sobressalentes vão ser utilizadas. A recomendação do Ministério da Saúde é nunca deixar uma vacina passar do ponto. Ou seja, se sobrar, a unidade precisa encontrar alguém para tomar.
Das usadas no Brasil, a CoronaVac e a vacina da Pfizer necessitam de aplicação até 6 horas após terem o frasco aberto. Já a AstraZeneca pode ser usada em até 48 horas desde que seja armazenada em temperatura correta.
São Paulo
Para se cadastrar na cidade de São Paulo é necessário comparecer presencialmente a uma Unidade Básica de Saúde próxima de sua residência, deixar nome e telefone. Para poder receber, é preciso ter mais de 18 anos, estar em algum dos grupos prioritários, mesmo que ainda não esteja em sua etapa de imunização ou, a partir desta segunda-feira (7), ser estudante e estagiários de qualquer semestre de um curso da área da saúde. O site Vacina Sampa possui mais detalhes e os endereços das unidades.
Rio de Janeiro
Na capital fluminense, apenas pessoas com comorbidades, deficiência permanente, grávidas com comorbidades, portadores de Síndrome de Down e doutros grupos prioritários que estiverem na fila na unidade de saúde vão poder receber doses sobressalentes. A prefeitura orienta pessoas que não são dos grupos prioritários a não irem tentar tomar doses, pois a quantidade de unidades sobressalentes é pequena.
Leia mais:
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, pessoas acamadas que fazem parte dos grupos que estão sendo vacinados podem se cadastrar para receberem as doses em suas casas. Sempre que a vacinação para um novo grupo é aberta, o cadastro fica disponível no site da prefeitura.
Porto Alegre
Na capital gaúcha os postos não contam com lista de espera. No entanto, quem estiver na fila e for do grupo prioritário pode tomar as doses extras. Na audiência dessas pessoas, outros grupos podem ser vacinados.
Campo Grande
No Mato Grosso do Sul, a capital suspendeu a vacinação de doses extras após o aumento de prazo da AstraZeneca para 48 horas. Segundo a prefeitura o prazo é suficiente para não haver sobras. No entanto, a CoronaVac deve voltar a ser disponibilizada e uma nova fila de espera para doses extras deve ser montada
Resto do Brasil
Goiânia, Brasília e Recife possuem listas de espera, mas com sues próprios critérios para seleção dos inscritos. A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima com um documento de identidade.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de junho de 2021 19:03