Os imunizantes contra a Covid-19 possuem um prazo para serem aplicados após terem suas embalagens abertas. No entanto, mesmo com as equipes calculando quantas unidades são necessárias para atender a demanda do dia, é comum que algumas doses acabem sobrando.

Os estados e municípios possuem autonomia para realizar a vacinação e também é deles a responsabilidade de decidir como as vacinas sobressalentes vão ser utilizadas. A recomendação do Ministério da Saúde é nunca deixar uma vacina passar do ponto. Ou seja, se sobrar, a unidade precisa encontrar alguém para tomar.

publicidade

Das usadas no Brasil, a CoronaVac e a vacina da Pfizer necessitam de aplicação até 6 horas após terem o frasco aberto. Já a AstraZeneca pode ser usada em até 48 horas desde que seja armazenada em temperatura correta.

Como receber as doses que sobram?

São Paulo

Para se cadastrar na cidade de São Paulo é necessário comparecer presencialmente a uma Unidade Básica de Saúde próxima de sua residência, deixar nome e telefone. Para poder receber, é preciso ter mais de 18 anos, estar em algum dos grupos prioritários, mesmo que ainda não esteja em sua etapa de imunização ou, a partir desta segunda-feira (7), ser estudante e estagiários de qualquer semestre de um curso da área da saúde. O site Vacina Sampa possui mais detalhes e os endereços das unidades.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, apenas pessoas com comorbidades, deficiência permanente, grávidas com comorbidades, portadores de Síndrome de Down e doutros grupos prioritários que estiverem na fila na unidade de saúde vão poder receber doses sobressalentes. A prefeitura orienta pessoas que não são dos grupos prioritários a não irem tentar tomar doses, pois a quantidade de unidades sobressalentes é pequena.

Leia mais:

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, pessoas acamadas que fazem parte dos grupos que estão sendo vacinados podem se cadastrar para receberem as doses em suas casas. Sempre que a vacinação para um novo grupo é aberta, o cadastro fica disponível no site da prefeitura.

Porto Alegre

Na capital gaúcha os postos não contam com lista de espera. No entanto, quem estiver na fila e for do grupo prioritário pode tomar as doses extras. Na audiência dessas pessoas, outros grupos podem ser vacinados.

Campo Grande

No Mato Grosso do Sul, a capital suspendeu a vacinação de doses extras após o aumento de prazo da AstraZeneca para 48 horas. Segundo a prefeitura o prazo é suficiente para não haver sobras. No entanto, a CoronaVac deve voltar a ser disponibilizada e uma nova fila de espera para doses extras deve ser montada

Resto do Brasil

Goiânia, Brasília e Recife possuem listas de espera, mas com sues próprios critérios para seleção dos inscritos. A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima com um documento de identidade.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!