A Apple anunciou nesta segunda-feira (7), durante a WWDC21, sua conferência anual para desenvolvedores, o áudio espacial nos AirPods quando em uso com uma Apple TV ou em Macs. O recurso já estava disponível exclusivamente no iOS há algum tempo. Mas, o que é esse áudio espacial?

O áudio espacial é descrito pela empresa como a “qualidade de som líder da indústria”. Compatível com Dolby Atmos, tecnologia de som surround, ele permite que os artistas ofereçam “experiências imersivas de áudio para os fãs com som e nitidez multidimensionais”.

publicidade

Leia mais:

Os usuários podem ouvir o som vindo de todos os lados e de cima. Nos AirPods, o áudio espacial tem rastreamento dinâmico da cabeça, reproduzindo o som surround dos filmes ou vídeos assistidos com qualidade, segundo a Apple, “digna de cinema”, como sem o som estivesse vindo de todas as direções.

publicidade

“O campo de som permanece mapeado ao dispositivo, e a voz permanece com o ator ou ação na tela”, explicou a companhia, no momento do lançamento do recurso para os AirPods pela primeira vez, vinculado ao Apple Music.

Nos aplicativos de música da empresa, faixas passaram a ser reproduzidas em Dolby Atmos por padrão em todos os fones de ouvido AirPods e Beats com chip H1 ou W1. Também nos alto-falantes integrados das versões mais atuais do iPhone, iPad e Mac.

publicidade

Para utilizar o áudio espacial é preciso ter AirPods Pro ou AirPods Max. O recurso também é compatível com iPhone 7 ou posterior. Nos iPad, o recurso pode ser acessado dos: iPad Pro (3ª geração e posterior), Air (3ª geração e posterior), iPad (6ª geração e posterior) e iPad mini (5ª geração).

áudio espacial nos airpods
É possível ativar o áudio espacial pelos ajustes dos dispositivos iPhone ou iPad compatíveis. Imagem: Apple/Divulgação

Também é necessário iOS ou iPadOS 14 ou posterior. Obviamente, o conteúdo audiovisual tem que vir de um aplicativo compatível com o recurso.

publicidade

Para ativar o áudio espacial é preciso ir em ‘Ajustes’ e ‘Bluetooth’. Lá, o usuário encontrará os AirPods Pro ou AirPods Max na lista. Ao clicar no botão de informação ao lado, basta ativar a opção ‘Áudio Espacial’.

Há ainda a possibilidade de ouvir uma demonstração, ao tocar em “Veja e Ouça Como Funciona”. O usuário pode ainda mudar de áudio estéreo para áudio espacial para ouvir a diferença entre os dois.

O controle do recurso e o status do áudio espacial pode ser acessado da Central de Controle do dispositivo Apple. Para isso, abra e feche a Central de Controle no iPhone ou no iPad. Depois, mantenha pressionado o controle de volume para ativar ou desativar o recurso e ver os ícones de status.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!