O segundo beta do Android 12 chegou nesta quarta-feira (9) para celulares Pixel. Na conferência Google I/O, realizada no mês de maio, o Google afirmou que o Beta 2 já iria apresentar boa parte dos principais recursos de privacidade do novo sistema operacional da companhia.
A primeira novidade é um painel nas configurações dos dispositivos, fornecendo detalhes de quais aplicativos acessaram microfone, câmera ou localização do usuário. Isso tudo com um cronograma 24 horas.
Leia mais:
- Quais as novidades do iOS que o Android já tem?
- Novo design da Play Store começa a aparecer para mais usuários do Android
- Fornecedores da Apple divulgam anúncios de emprego racistas na China
Quem usa um smartphone Pixel e atualizar o sistema operacional também vai poder solicitar a um app detalhes sobre o motivo do acesso aos dados. O Google recomenda que os desenvolvedores aproveitem os pedidos para ajudar os usuários a entender os acessos.
O Android 12 também vai mostrar ao usuário uma mensagem na parte inferior da tela sempre que um app acessar ou ler a área de transferência, exceto caso os dados sejam copiados para o mesmo programa.
Indicadores de microfone e câmera aparecerão no canto superior direito da tela quando os dois forem acessados. É possível ainda acrescentar botões de alternância, que permitem que o acesso seja rapidamente desativado.
A versão beta 2 do Android 12 traz ainda, em configurações, um bloco mostrando as conexões ativas. O ícone do Wi-Fi é o padrão, com nome da rede. Ao clicar, o usuário abre o painel de internet, onde pode se desconectar rapidamente, ou alternar a conexão para a rede móvel.
Confira a lista de Pixels que vão receber o Beta 2 do Android 12:
- Pixel 5
- Pixel 4a (5G)
- Pixel 4a
- Pixel 4 XL
- Pixel 4
- Pixel 3a XL
- Pixel 3a
- Pixel 3 XL
- Pixel 3
O primeiro beta do Android 12 já está disponível para uma série de smartphones. É possível conferir a lista inicial AQUI.
Via: 9to5 Google
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!